F.A.Q.



-Quem faz os seus cosplays?
Eu costuro cada um dos meus cosplays sozinha. Todos eles foram feitos por mim, incluindo os acessórios como armas e  armaduras.


- Onde você aprendeu a costurar?
Aprendi sozinha. Não tinha ninguém na família que pudesse me ajudar então, aprendi com tutoriais na internet ou  por tentativa e erro mas, fiz um curso de costura  no SENAI por 2 meses para aprender a finalizar peças, como prender zíperes e pregar colchetes. No entanto, existem algumas peças que não consigo fazer como capas de sofás, por exemplo xD


- Onde você compra suas perucas?
Eu tenho duas ou três lojinhas no AliExpress que gosto de comprar mas, especialmente as perucas curtas, eu compro em uma loja no centro na minha cidade. Sempre envio os links das lojas quando me pedem.


- Que tipo de lente você usa e onde compra?
Eu gosto das Circle Lens 14.8 mm bem pigmentadas porque deixam meus olhos maiores e mais coloridos nas fotos. Minha loja preferida de lentes de contato é a Uniqso que tem preços bons, um frete razoável e sempre me manda um estojo de lente de cortesia, além de ser bastante confiável.

- Quantas lentes e perucas você tem?
Nunca contei mas, são muitas. xD

- Que tipo de tecido você geralmente usa?
Depende muito do personagem mas, os tecidos que mais usei até hoje foram gabardine e algodão. Uso muita sarja acetinada também.

-Quais materiais você usa nas suas armas?
Geralmente são feitos com PVC, massa acrílica, E.V.A., isopor e papietagem.


Por que "Di Lua Rossassen"?
"Di Lua" é meu apelido desde os 12 anos pois, tinha problemas pra controlar a raiva e ficava de mal humor relativamente fácil. "Rossassen" era como um dos meus colegas de escola pronunciava (erroneamente) meu sobrenome. Atualmente, é por "Rossassen" que sou conhecida por visitantes internacionais.

- Você participa de eventos ou competições de cosplay?
Estou atualmente afastada das competições por opção. Estou frequentemente em eventos do interior como convidada ou apresentadora. Os únicos eventos em capitais  que costumo frequentar são a Brasil Game Show e a Comic Con Experience, mas não atendo todos os anos.

- Você faz tutoriais de todos os accessórios?
Não. Comecei a fazer tutoriais em vídeo há alguns anos, estou postando os tutoriais apenas dos acessórios que fiz recentemente desde que não sejam muito simples.


-Você faz cosplay por encomenda ou acessórios?
Atualmente não realizo mais comissões, mas as vezes vendo acessórios ou cosplays que não uso mais.

-Você tem "ídolos cosplayers"?
Tenho tantos que não teria como listar todos. Os nomes que mais me marcaram foram a Rikki Ridle, dos Estados Unidos. Shizuka e Jesuke de Singapura e a  Tomiaaa da Coréia do Sul.

Simpatizo muito com as brasileiras Lilithy, LoliSakura e Giu Hellsing. Matt é um dos meus cosplayers até hoje também.

-Você participa de eventos como convidada ou juíza?
Sim, fui convidada a palestrar em algumas oportunidades e em 2014 recebi meu primeiro convite para julgar campeonatos.
Eu  sempre faço o possível para comparecer mas preciso ser avisada sobre o evento com no mínimo três semanas de antecedência para que eu possa me programar corretamente e realizar a negociação de maneira tranquila.

-Em quais sites você tem conta?

Os únicos sites em que tenho conta são os contidos na barra "Links Oficiais", na barra esquerda do blog. Caso você encontre outros sites com meu cadastro, é outra pessoa se passando por mim. Acontece algumas vezes.


Você tem um site de cosplay?
Não. Acho sites de cosplayers, em geral, muito chatos e técnicos. Quando decidi criar um registro online dos meus cosplays quis que fosse o mais pessoal possível para que, pudesse registrar meu dia-a-dia como cosplayer e para que os leitores se sentissem à vontade para comentar. Atualmente tenho duas páginas pessoais para cosplay: o Griffon's Grido que, recebe comentários de qualquer pessoa e, Minha Página no DeviantArt, voltada para visitantes internacionais e recebe comentários apenas de usuários registrados no DA.

-Que tipo de personagem você faz cosplay?
De qualquer um que eu realmente goste. Eu sou bastante inclinada a fazer personagens femininas fofinhas ou absolutamente duronas. Nota-se uma tendencia à personagens com pouca roupa mas, não é muito intencional. As vezes sou contratada para fazer cosplays de personagens de mídias independentes para divulgações também, nesses casos faço cosplay de personagens criados pelas pessoas que me contratam.

- O que você faz com seus cosplays antigos?
Eu geralmente os guardo, para ocasiões futuras de divulgação. É um guarda-roupa e tanto e ocupa um espaço considerável.

- Você sai de cosplay na rua?
Geralmente não mas, as vezes temos eventos na cidade ou ensaios fotográficos que são feitos ao ar livre. Nessa raras ocasiões eu uso cosplay em público.