13 abril 2015

Riah Comic Event e 6º Anime Sanca Fest

Oi, gente!
Como passaram a semana?
Eu passei na correria louca, mas agora estou okey. Estou ainda na casa da minha mãe, porque Botucatu faz aniversário na terça, então estamos com uma emenda de feriado legal essa semana.

Esse post é para falar sobre o Anime Sanca Fest desse ano e dizer que estreei a Morgana!

Essa linda foto foi cortesia do Will Veltroni

Todo pós Anime Sanca faço um post assim, contando o que vi de pontos positivos e negativos no evento.
É uma convenção que gosto muito, por motivos realmente muito íntimos e importantes para mim, e a cada ano que passa, desejo que evento seja melhor e mais bacana.
Ele aconteceu em um novo local esse ano, e fiquei muito feliz com isso. Fica realmente perto da minha casa e cheguei em menos de 5 minutos de carro XD
O local antigo era perto também, mas esse ano foi praticamente na minha vizinhança.
Gostei da área de palco, que tinha  várias cadeirinhas e uma arquibancada bem legal pra sentar. Não pude reclamar que não tive opções de descansar meu bumbum.
Teve um espaço com palco aberto onde rolou concurso de dança, e pelo que ouvi o pessoal estava bem animadinho puxando o evento lá.
Teve uma área realmente grande que os eventos anteriores não tinham, mas a parte de comida ficou meio apertadinha.
Eu não consegui comer no evento, porque cheguei meio atrasada, mas ouvi algumas reclamações sobre o Yakissoba, que é o que as pessoas costumam mais comer, mas em contrapartida ouvi coisas boas sobre o pastel. Então não sei realmente como a comida ficou.
O palco principal ficou muito maior e com uma iluminação muito bacana. Organizaram um espaço grande entre as cadeiras e o palco, e os juízes e fotógrafos tiveram um espaço bem bacana para ficar. Achei muito bacana, porque rolou um telão também, que projetava o nome do evento. Deixou tudo com uma aparência muito boa.

O palco principal

Gostei bastante da área de estandes, achei que ficou mais fácil de andar, embora tenha tido um problema para passar pela área de Games, que ficou bem perto da entrada, e tinha um telão bem legal pra assistir a final do campeonato por lá.
No entanto, eu estava com um cosplay bem grande, então acho que dava pra passar tranquilo, mas eu com minha gigantesquidade não consegui passar muito fácil  hsuahsuahsuahsuh
Vi que rolou batalha campal também,e  vi muitos fotografos e pessoas filmando.
Foi legal ver que o evento atraiu bastante cobertura, e tive a impressão que o público não diminuiu.
Não visitei o banheiro do evento, porque no vestiário cosplay tinha banheiro e quase não sai de lá, então não posso dizer muito sobre como ficou o banheiro durante a convenção, mas a Mih foi e disse que a experiência dela não foi ruim.
Rolou uma área de exposição e venda de trabalhos de artistas locais. Achei bem interessante porque  não foi uma área exclusiva de fanzines, foi composto por artistas independentes daqui e eles tiveram a chance de se divulgar e vender trabalhos.
A  Mih, uma de minhas colegas íntimas e dona da página Giant Lady estava lá também. Foi muito bom revê-la nesse hall de artistas do Anime Sanca.

Mih e seu estande no hall dos artistas locais

O vestiário para os cosplayers foi ótimo esse ano, na minha opinião. Tinha um para meninas e outro para meninos e realmente era bem grande, com banquinho pra sentar, um espelho grande, pias e tomadas. Tinha até um espaço no fundo do vestíario meio escondido, onde pudemos deixar nossas coisas grandes para apresentações lá.  Infinitamente melhor que o ambiente para se trocar que o local antigo tinha.
O local onde as atrações se concentravam era embaixo do palco, e achei interessante porque eu conseguia ouvir tudo o que acontecia por lá. Então sabia se estava atrasada ou não.

Um terço do vestiário que eu consegui fotografar 

O concurso cosplay como esperado teve alguns problemas. Eu senti que houve falha na comunicação por parte da coordenação, porque recebemos várias informações que mudavam ao longo do evento.
Houve mudança das categorias que receberiam premiação, mas achei até bastante coerente, porque as premiações mudaram de acordo com o número de inscritos. Categoriais que tiveram mais inscritos receberam mais premiações e o inverso também foi verdadeiro. Foi algo que critiquei bastante no ano passado e esse ano, depois dos reajustes me pareceu bastante justo e inteligente.
Por outro lado, recebemos a informação que não teria desfile mais, daí depois alguém veio corrigir dizendo que ia ter desfile sem premiação, depois avisaram que ia ter desfile com 5 premiações.  Foi meio confuso.
Eu recebi o informe que a apresentação tradicional aconteceria meia hora depois que o desfile terminasse. Eu achei isso bastante estranho porque todo ano aqui e em todos os concursos que já vi, com exceção do Anime Sanca do ano passado, as categorias são apresentadas uma atrás da outra, não há intervalo entre elas.Achei esquisito mas aceitei.
Eu tenho o costume de ficar nos bastidores meia hora antes de me apresentar justamente para me preparar. Foi minha grande sorte, e dos outros competidores também, porque a categoria individual começou logo depois do desfile, sem o dito intervalo de meia hora. Nenhum dos inscritos perdeu a apresentação por isso, mas foi uma informação meio estranha, que poderia ter atrapalhado alguém, por ter sido mudada em cima da hora.
Sobre as inscrições, achei bem tranquilas, foram bastante não burocráticas e os staffs estavam muito prestativos de verdade.
Toda hora alguém ia no nosso vestiário conferir se estávamos lá, nos dar informes, nos dizer a ordem de apresentação, trazer ou buscar coisas que faltavam na nossa inscrição. Nesse aspecto de "boa vontade e esforço" posso ser categórica e dizer que quem ficou na parte de cosplay se esforçou bastante e tem meus elogios.
Mesmo com todas as mudanças que aconteceram nós estávamos sempre informados do que rolaria (ou não) no concurso, o que pra mim foi uma coisa boa, porque não tem nada mais brochante do que não saber se vai rolar o concurso ou não, se vai ter premiação ou não, coisas assim.
Então de modo geral, achei o concurso  bom. Não conhecia nenhum dos juízes, e tive a impressão que quase ninguém conhecia, e acho que isso é de certa forma positivo, porque já tivemos problemas com preferencialismos e julgamentos esquisitos antes.
Eu tive a impressão que os jurados foram bastante coerentes, duas cosplayers que no ano passado eu fiquei completamente perplexa por não terem recebido um pódio, receberam premiações esse ano, mas posso estar errada por ter olhado o campeonato por dentro. Quando não se participa do concurso, a visão é melhor sobre a coerência dos juízes.
Pela primeira vez na vida, eu senti que o cara do som não falhou tanto como o pessoal do som costuma falhar nas apresentações. haushaushuahsuah Então parabéns ao pessoal do som!
Confesso que não fiquei frustrada em participar nesse ano, porque me pareceu um campeonato bacana e sem tantas influências por parte das complicações regionais. Posso estar tendo uma visão deturpada por ter participado do torneio, mas não ouvi reclamações sobre o pódio até agora, então acho que foi coerente.

 Os cosplays que usei no dia 12 e 11 respectivamente. 

No dia 11 rolou o Riah Comic Event no mesmo lugar, e achei as atrações todas muito interessantes.
Eu infelizmente tive um compromisso em Araraquara depois do almoço e não pude ficar por muito tempo no evento.
Mas fiz questão de ir de manhã e ficar até meio dia pelo menos.
Eu gostaria de ter visto algumas das palestras e conversas do fim do dia, mas não consegui =/
Achei o evento do sábado meio vazio enquanto estava lá, mas eu cheguei realmente cedo no sábado, e os eventos se enchem depois do almoço.
No domingo cheguei realmente tarde, porque no meio do caminho me lembrei que não tinha levado as referências do meu cosplay, então precisei voltar e imprimir cópias.
Eu fiquei tanto tempo longe das competições que tinha me esquecido totalmente desses detalhes como referências e cd com áudio.
O organização também não disponibilizou as regras do concurso antes do evento, algo que sempre critico e me vejo obrigada a criticar novamente, então fiquei meio perdida sobre o que precisava ou não levar para o concurso, ou se meus acessórios de palco transgrediam alguma regra desse ano.
Eu fiquei da hora que cheguei até quase a hora do concurso me arrumando no vestiário, mas consegui andar pelo evento um pouco antes de competir e foi muito legal.
Eu levei quilos de cartões e quase não deu para distribuir para todos que conversei.
Tive dois pequenos acidentes com eles durante o evento em que eles cairam todos no chão e fiquei lá com cara de paisagem olhando pra eles no chão hasuahsuhaushauhsuahsuah



Há quase 4 anos eu não subia no palco, por razões que já contei no blog há muito tempo atrás.
Gosto muito de me apresentar, porque amo os personagens que faço e alguns deles realmente tem grandes histórias,que eu gostaria de contar no palco na forma de apresentações, mas eu me decepcionei tanto com as competições e especialmente com as pessoas que sempre competiam, que isso me fez dar um tempo com as apresentações.
Eu não tenho tempo, nem saúde pra lidar com o estresse e o desaforo que a maioria das competições nos submete.
Eu anunciei há meses que faria uma apresentação no Anime Sanca Fest, e inclusive consultei a Ariane, que é a pessoa a frente do evento, se tudo bem para ela que eu participasse da competição esse ano, porque sabia que poderia haver boicotes.
Estou há semanas trabalhando nas coisas que iria apresentar, porque só tenho as manhãs de domingo para fazer.
No bruto, acredito ter gastado um pouco menos de uma semana para montar a minha apresentação, se juntar o tempo que gastei construindo coisas, gravando e ensaiando.
Eu decidi me apresentar em São Carlos, porque a Morgana é uma personagem que realmente gosto muito. A história dela é fantástica, o visual dela é muito bacana e São Carlos é praticamente minha terra natal.
É aqui que as pessoas mais me conhecem, e só aqui, tão perto de casa, eu teria oportunidade de usar acessórios de palco tão grandes quanto eu pretendia usar.
Nenhum outro evento, fora de São Carlos me permitiria financeiramente levar tantas coisas.

Foto por Ricardo Pallone

Eu recebi muitos incentivos, até de pessoas que não esperava, sobre minha apresentação.
Ao mesmo tempo que me senti feliz por ver tantas pessoas me apoiando, me senti um pouco pressionada a fazer uma apresentação muito boa para estar a altura do que as pessoas esperavam de mim.
Eu nunca guardo realmente a sensação de estar no palco, porque tudo acontece tão rápido. É sempre o choque do áudio começar, um flash de estar no palco e em seguida os aplausos.
Nunca sei como a apresentação foi, se deu certo ou deu errado, se ficou bonito ou se não saiu do jeito que eu queria.
Geralmente deixo minhas apresentações simples, por questão de não levar muitos staffs pra me ajudarem.
Esse ano confiei inteiramente  em várias pessoas que gostaria muito de agradecer nesse post.
Agradeço imensamente à Mariana, e acredito que boa parte dessa apresentação não teria saído, se ela não ficasse conversando comigo ao longo do processo.
Á Sakura, minha colega de quarto que também ficou me atazando ao longo das semanas para terminar essa apresentação.
Ao L que me ajudou incrivelmente nessa apresentação, e ao longo das semanas quando precisei de informações online XD
Ao Danilo que foi o staff eleito das apresentações  desse ano, ajudando todo mundo que precisou de ajuda por lá. Foi muito fofo.
Ao Igor, que me ajudou quando cheguei, que conseguiu um staff pra mim, 40 segundos antes da minha apresentação começar.
Ao Rafa Fox, que me ajudou do momento que cheguei até a hora que fui embora. Você é um lindo e todos nós te amamos. Verdade.
Ao Pessota, meu companheiro de sempre que estava nos informando no vestiário do que rolava, que nos ajudou a descer e subir naquele palco alto.
As Gabis que conheci no vestiário, a Gabi que me ajudou com a maquiagem da Morg no vestiário junto com a Mariana. à Bruna, que me ajudou muito no vestiário, segurou minhas asas quando estava semi morta me trocando ahsuahushaushaush XD

As lindas que me ajudaram vitalmente pra vestir esse cosplay demoníaco.

E quero agradecer à todos que embora não estivessem lá pra ajudar diretamente, foram muito gentis comigo nesse evento.
À todo pessoal do grupo Nyan com quem conversei no vestiário, nos corredores ou que tirei foto junto no evento: vocês são muito fofos e fico feliz que estejam tão perto de Sanca para poder vir nos prestigiar.
Ao Dante, ao Alison, ao Gustavo e todos os outros que estavam na organização do Sanca, na portaria, nas inscrições e em todo lugar que encontrei vocês, e eu peço profundas desculpas por não saber o nome de todos, mas que conversaram comigo nesse evento, me instruiram ao longo da convenção ou que me parabenizaram depois do resultado. Eu realmente aprecio cada momento que vocês me proporcionaram.
Eu agradeço também a todas as pessoas que acompanham meu trabalho e que vieram até mim pedir foto, ou simplesmente conversar comigo. Eu nunca fui em um evento em que tantas pessoas me reconheceram e vieram conversar. Muitas pessoas vieram tirar selfies comigo, e eu adoro tirar selfies com as pessoas hasuahsuhaush, dizendo coisas do tipo "nossa, eu vi a foto no face,mas de perto ficou isso ou aquilo". Foi muito especial para mim, e eu agradeço a todos vocês que fizeram isso por mim.
Agradeço a  minha família, que me aguentou trabalhando na madrugada, ao meu namorado que me aguentava surtando nos almoços, à Organização do evento que fez ele acontecer, e a todos os fotógrafos, cinegrafistas e pessoas do evento de maneira geral que me fotografaram lá ontem. Me sinto profundamente honrada quando alguém pede para tirar fotos de mim nos eventos. Um especial agradecimento ao Vagner, ao Julio, ao Will, ao Ricardo e ao Raphael, que capturaram fotos e filmagens minhas lá ontem.
E por último, mas não menos importante, eu agradeço a cada um que aplaudiu minha apresentação ontem, muitos rostos conhecidos, outros nem tanto, mas a todos vocês, à todos mesmo, eu digo o meu mais sincero obrigada. Obrigada de coração.
Eu não subo no palco por prêmios, eu não subo no palco por fama, eu subo por amor à um hobby que faz parte de minha vida há 8 anos, e ser aplaudida por tantos enquanto pratico esse hobby, é especial para mim de uma maneira que não consigo expressar.


Esse último parágrafo eu quero dedicar a todo público desse evento, que é tão especial para mim.
Não tenho carinho especial assim por nenhum evento, como tenho pelo Anime Sanca.
Mas acima de todos e tudo, eu quero agradecer a cada um dos cosplayers que compareceram ao Anime Sanca deste ano.
Tendo competido ou não, eu sei bem o quão estressante é terminar um cosplay a tempo, vestí-lo e ficar com ele até o fim do evento.
Eu agradeço a todos vocês que fizeram desse Anime Sanca mais colorido e especial, nos vejo como uma grande família, amigos unidos por um hobby que amamos profundamente, e é incrível que por mais que não façamos ideia de quem somos, de onde sejam, é só nos colocar em uma sala, que começamos a falar sobre cosplay, e trocar experiências, e logo estamos rindo de como nossa vida é desgraçada com experiências que dão ruim dentro do cosplay, como maquiagem que borram, perucas que não penteiam, ou como não achamos tecido onde moramos.
Foi um prazer estar ao lado de cada um de vocês, e o nível de cosplay desse evento me assusta a cada ano.
Eu sempre me esforço muito para estar bem e a altura dos outros cosplayers do Anime Sanca, mas a cada ano que passa eu sinto que fica mais difícil.
Costumo dizer que o Anime Sanca deixou há muito tempo de ser um "evento pequeno, em uma cidade pequena, com cosplays modestos" nós somos um evento considerável, com um público muito bom, com cosplayers fantásticos, vestindo cosplays cada vez melhores. Eu recomendo dar uma passada no site do Júlio e dar uma olhada nos cosplayers que ele fotografou esse ano por lá, para que possam ver o que eu estou falando.

Foto por Ricardo Pallone

Eu tenho muitas fotos de making of dessa apresentação, mas estou esperando ver se encontro filmagens dessa apresentação.
Espero realmente que alguém tenha filmado pelo menos alguns trechos D=
Minha performance pegou pódio na categoria "Apresentação Individual", e a premiação vai ser entregue em casa.
Eu não ligo muito para prêmios, então não sei o que ganhei e também não perguntei.
Quando chegar vai ser uma surpresa haushauhsuahsuahu

Beijos e boa semana para todo mundo!

5 comentários:

  1. Parabéns pela vitória no individual! A verdade é que a organização cosplay fez o que deu no tempo que eles tinham. Eu era, inicialmente, quem estava a frente da organização mas tive que abandonar no meio do processo deixando todo mundo órfão. Achei que por tudo que aconteceu, ficou muito organizado. Gostaria de ter isso nesse ano. Parece que foi o melhor Sanca Fest de todos mas trabalhar é preciso hahahaha. Bem, rumo a 2016 e o nosso gurpão! A morg ficou bonitona demais! Aqui, esperando postarem a apresentação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Karime!
      Eu não senti que ficou mal organizado não, achei até bastante bom o concurso na minha experiência de participar dele. Tirando esse contratempo ai de cancelaram momentaneamente o desfile e corrigirem 15 minutos depois, foi bem de boa. Pessoal tava bem prestativo na parte de cosplay sim. Toda hora iam lá falar com a gente no vestiário, dar repasses e coisas assim, eu curti.

      Foi uma pena você não ter conseguido ir porque foi muito bom, uma das apresentações em grupo foi sem dúvida a mais engraçada que já vi na vida, você teria rido porque foi muito inteligente.
      Vamos ver como a Riah vai manter os eventos ano que vem, né?
      Daí a gente se organiza pra usar os cos :3

      Estou procurando os vídeos também, vamos ver se alguém gravou né? Espero que sim.

      Excluir
  2. Fiquei com vontade de ir no evento agora hahaha
    E puxa vida, seus dois cosplays estavam incríveis, vc precisa aparecer em algum vídeo meu com eles >__<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haushauh Foi um evento muito bom, Shini!
      Você teria gostado e se divertido.

      Muito obrigada! Um dia vai dar certo de aparecer nos seus vídeos, gosto muito deles inclusive.
      Eu tenho ido pouco pra região de Campinas, mas quem sabe não nos encontramos em outros maiores por ai, né?
      Estava pretendendo ir na BGS desse ano, se você for podemos nos encontrar lá :3
      Seria muito legal, faz tempo que não te vejo XD

      Excluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.