12 maio 2014

Os "Patrulheiros" do Cosplay

Oi, gente!
Como passaram a semana?
Eu passei estudando pra minha prova de Evolução como se fosse o fim do universo.
Tirando que passei mal durante a prova e precisei sair mais cedo do teste para vomitar, eu acredito ter ido muito bem. *u*

Hoje eu quero falar sobre um tipo de gente que realmente me irrita no cosplay: os patrulheiros.
Os patrulheiros são pessoas com um preconceito absurdo dentro do hobby, que procuram defeito em todo cosplay que você faz.
É aquele tipo de gente, que muitas vezes nem cosplayer é, mas aparece nos comentários ou em certos blogs/páginas de cosplay apenas para criticar.
Eu nunca tive muitos problemas com esse tipo de pessoa sobre os meus cosplays especificamente, mas isso não faz com que eu goste mais deles.
Eu defendo muito que o  cosplay é um hobby, é uma diversão, por que as pessoas não conseguem simplesmente deixar as outras se divertirem? Não entendo por que certas pessoas sentem a necessidade patológica de gastar seu tempo, destilando ódio e preconceito sobre pessoas que só estão querendo se divertir sendo seus personagens preferidos por um dia.
Eu separei alguns tipos de pessoa que me irritam com seus comentários ofensivos carregados de preconceitos, e quis explicar meu desafeto a cada um desses tipos de pessoa.

Obs.: Eu não uso o termo "juiz" do cosplay, porque pode causar confusão com os juízes de campeonatos, e sempre tem alguém que não lê o post corretamente e interpreta de forma errônea, mas a ideia que tenho é de juízes realmente, algo como carrascos dentro do cosplay, como os gringos costumam utilizar o termo "patrol" cuja tradução é "patrulha" justamente para não confundir com juízes, eu achei melhor manter a mesma nomenclatura.


A patrulha do "comprimento da sua roupa"
É um tipo de pessoa com um falso moralismo tão ridículo que chega a dar vergonha alheia.
A pessoa não consegue aceitar que outra pessoa faça um cosplay de alguém com roupa curta.
Não importa se a personagem dela realmente tenha a saia curtinha, se ela vir você com o cosplay falar mal e dizer que você está "querendo se aparecer", dizer que você "não tem vergonha na cara", que poderia ter escolhido uma personagem com roupa mais "decente", que você deveria ter alongado um pouco mais a roupa e mimimimi moralista ridículo.
Essa pessoa não entende que é só uma roupa, são só perninhas de fora, por que invoca tanto com isso?
Esse tipo de pessoa é muito comum. E pior, na maioria das vezes quem faz isso são mulheres.
São mulheres com um ódio infundado de outras mulheres que estejam de roupas curtas ou decotes em eventos.
Gente, são só decotes, são só roupas. Todo mundo nasce pelado, qual o problema em ter um pouquinho de pele exposta?
Nós não vivemos em um país legalmente fundamentalista onde usar roupas curtas é proibido, então por que tanto ódio de pele de fora?
Eu acho muita graça quando a pessoa diz que a outra escolheu um personagem de roupa curta porque "quer se aparecer".
Gente, a partir do momento que você sai da sua casa com cosplay você QUER se aparecer.
Se o cosplay fosse só um hobby pra VOCÊ se divertir, você faria sua roupinha e ficaria trancada dentro de casa, se divertindo sozinha. Se você sai de casa com a roupa feliz e peruca, é porque você gosta do que faz, porque se sente bem com isso e quer que outras pessoas vejam. Então no fundo no fundo, todo mundo que faz cosplay e tira foto/vai em evento quer se aparecer. É hipocrisia dizer que só quem faz isso são as pessoas de roupa curta. O cosplayer que escolhe um cosplay com 20 pares de asa e armadura brilhante de purpurina com certeza quer chamar mais a atenção do que ela, e nem por isso eu vejo vocês julgando mal esse tipo de cosplayer.


Por algum motivo bizarros os campeonatos de cosplay vivem chamando esses "patrulheiros da roupa curta" para serem juízes de torneios.
Aí a pessoa deliberadamente desconta nota porque não gostou da escolha da personagem do participante, simplesmente porque achou que escolher uma personagem de roupa curta é apelação.
É ridículo pensar isso porque em TODO anime SEMPRE vai ter uma personagem de roupa curtinha.
Sailor Moon era um anime de criança em que TODAS elas usavam saias minúsculas.
Um juiz descontar nota simplesmente por isso, é de uma falta de ética, de um despreparo psicológico e de uma mediocridade de caráter que eu não consigo mensurar.
Eu tenho uma crítica muito forte à campeonatos que só colocam mulheres pra julgar o cosplay, ou só colocam homens no juri exatamente por isso: fica totalmente imparcial e tendencioso por uma questão cultural.
Soube de um campeonato no ano passado, que deixou de coroar duas cosplayers de alto nível porque dois juízes descontaram nota pelo tamanho da roupa dela.
Acharam a escolha de personagem muito "piriguete" e deram uma nota mais baixa.
Esse tipo de "juiz" é pra mim o mais hipócrita e ridículo que poderia existir e pra mim, tipos assim NUNCA deveriam estar em uma banca de juri, porque são visivelmente despreparados pra isso.
Se a pessoa não consegue colocar de lado o próprio preconceito por roupa curta e ser imparcial com personagens mais sensualizados, ele deveria ficar em casa, e não julgando cosplays alheios em torneios.


A patrulha da "falta de atributos"
Esse é o tipo mais punheteiro de patrulheiro, e quando digo isso estou falando de homens e mulheres.
É o tipo de pessoa que adora dizer coisas como "Nossa, mas faltou peito nesse cosplay". "Nossa, essa personagem não serve pra você porque você não tem bunda".
É tão coerente quanto dizer "Nossa, mas essa personagem voa, você não pode fazer porque você não voa".
MANO, como as pessoas conseguem dizer tamanha idiotice na vida?
Cosplay é um hobby, uma diversão, não é um concurso pra ver quem é a mais siliconada ou mais sarada.
No mesmo campeonato do ano passado, uma das juízas que descontou nota de uma participante de roupa curta deu uma nota extra à um cosplayer que tinha um abdome bem definido.
Ela fez isso porque, acredito eu que na cabeça dela, o abdome definido do participante melhorava interpretação dele, mesmo o cosplay dele não tendo um nível bom de fidelidade.
Ela deu uma nota por uma característica FÍSICA do personagem.
Isso é contra as regras de TODO e QUALQUER campeonato do país. TODO e QUALQUER juiz que já tenha sido de algum juri sabe que você não pode descontar ou adicionar pontos por características físicas do cosplayer. Mas a juíza deu uma nota extra mesmo assim.
Eu não sei o que essas pessoas tem na cabeça.
Quer dizer que se você é loiro e faz cosplay de uma personagem loira você merece uma nota extra por isso?
NUNCA e JAMAIS isso deve contar. Acho de uma falta de capacidade tanto do juiz que é despreparado quanto do coordenador que chama tal fulano totalmente sem preparo pra ser jurado.



A patrulha do "Dúvido que você conhece a série"
Esse é um tipinho difícil de aguentar.
Eu escuto esse tipo de coisas principalmente de homens, quando faço cosplay de jogos ou quadrinhos. Sãos os únicos "patrulheiros" que preciso lidar de vez quando.
Acho que já contei  história do cara que quis que eu provasse que tinha lido X-Men, quando na verdade ele entendi menos de mutantes do que meu cachorro, né?
Adoro quando as pessoas aparecem com aquela historinha de "ah, só está fazendo por modinha, nem conhece a série".
Eu particularmente não faço cosplay de séries que eu não conheça, mas não julgo quem faz.
Por exemplo, eu mesma adoro ver jogos de LOL, e sou tarada para fazer a Vayne porque acho a roupa dela incrível, e eu faria sem problema nenhum, mas não consigo imaginar a quantidade de pessoas que cairiam  matando em cima de mim dizendo "ah, mas você nem joga LOL e está fazendo cosplay" ou "Duvido que saiba todos os golpes que ela consegue dar".
Eu provavelmente entendo mais de LOL que muita gente que joga, porque eu realmente assisto muito aquela porcaria nas minhas horas livres, mas mesmo assim as pessoas me enchem o saco sempre que falo sobre LOL simplesmente porque não jogo.
Vocês não tem ideia do quanto as cosplayers da Jinx, uma personagem nova de LOL, foram crucificadas na internet porque estava fazendo cosplay dela antes dela ter sido lançada oficialmente como personagem jogável.
Qual é o problemas delas fazerem o cosplay se elas gostam do conceito da personagem? A maioria dessas cosplayers realmente joga com ela nas partidas, por que tanta implicância?


Eu não peço pra ver o  diploma em biomedicina de toda pessoa que fala alguma coisa sobre doenças ou áreas biomédicas, porque eu não vejo necessidade disso. Acho que as pessoas tem o direito de falarem e fazerem o que bem entendem, desde que não afete outras pessoas direta ou indiretamente de forma negativa.
Mas esse tipo de "patrulheiro" exige, como se ele fosse alguém importante o suficiente pra poder te exigir alguma coisa, que você prove que sabe mais do que ele no assunto, porque se não você não é digno de fazer o cosplay.
Se só de fãs de coração vivesse o cosplay, não teríamos cosplays de jogos, porque a maioria esmagadora de gamers apaixonados não faz cosplay.
Gente assim tem uma preconceito tão grande, e quer tanto segregar certas pessoas do cosplay, que chega a me dar pena.
É como ver gente rica dizendo "Ai, não quero que pobre tenha carro porque só pode ter carro quem é dono de montadora ou concessionária". Só que eles dizem "Ai, não quero ver cosplayer fazendo cosplay de game/quadrinhos, porque só pode fazer quem é gamer/fã de quadrinho de coração".
Nessa linha de raciocínio só vai poder dar opinião quem tem diploma em filosofia, e só vai poder escrever quem tem diploma em letras.
É uma ideia totalmente incoerente.


 A patrulha da "cor correta"
Chegamos à galera racista no cosplay! Por mim a polícia federal poderia prender todo mundo desse tópico! :D
Pessoal lindo, ariano de sangue azul que fica tacando o terror na internet com comentários carinhosos do tipo "Nossa que ridículo, você viu aquele Naruto preto?" "Você viu aquela Miku neguinha?".
Sério, esse é o tipo de comentário que eu esperava ler em livros de história, no período da escravidão. Não em pleno século XXI em um país miscigenado, em um estado que foi construído com sangue e suor do trabalho estrangeiro, que fomentou uma economia que favorecia uma elite branca.
São Paulo é um país com uma porcentagem de pardos e negros muito expressiva e mesmo assim ainda escuto esse tipo de bosta de vez em quando.
Esse tipo de gente não abre a boca pra reclamar quando uma pessoa branca faz cosplay de uma personagem morena, mas o contrário é sempre inaceitável na cabeça dessas pessoas.
Acho que já é a décima vez nesse post que digo que cosplay é um hobby, a pessoa faz pra se divertir, porque ela se sente bem com uma peruca quente na cabeça e uma roupa colorida.
A cor da pele dela não importa, importa o quanto ela está se divertindo com a brincadeira que ela está fazendo.
Só gente branca pode fazer cosplay de gente branca né?
Se você parar pra refletir por alguns segundos seguindo essa lógica torpe, vai chegar a conclusão  que só gente azul pode fazer de personagens de pele azul e coisas desse tipo. E você tem que concordar comigo que isso não faz o menor sentido.
Gente que faz esse tipo de comentário eu denuncio pra polícia sem remorso nenhum, então é muito bom você pensar 4 vezes antes de fazer um comentário racista ou homofóbico perto de mim, porque sou ativista do tipo mais extremo a favor de minorias, e pra mim, gente com esse tipo de pensamento deveria estar na cadeia, afastada da população civil pra não ter oportunidade de dizer esse tipo de coisa em voz alta.



A patrulha do "peso correto"
Os gordofóbicos do cosplay!
Gente que não suporta ver uma pessoa acima do peso fazendo que cosplay que sente a necessidade doentia de fazer um comentário maldoso e julgar.
Juízes que descontam pontos de pessoas  gordinhas deveriam ser obrigados à passar por reabilitação,  na boa.
Eu não entendo o problema que certas pessoas tem com gente acima do peso.
Se a pessoa é feliz desse jeito, quem é você pra julgar?
Fica de mimimi "Ah, mas isso faz mal pra saúde, é relaxo da pessoa".
A parte toda do meu pai na família é gordinha, e tirando a minha vó que é podre de tão doente, todo mundo é super saudável.
Tenho uma tia redonda que não tem nenhum problema na vida, a mulher deve ser mais saudável que eu e nem problema de colesterol ela tem.
Eu tenho um colesterol mais alto que ela porque sou sedentária, então magreza não é sinal de saúde queridos.
Eu, como biomédica, digo sem dúvidas: cada pessoa é de um jeito e você não sabe nada sobre ela pra poder dizer como é ou não a saúde dela.


Então tenho pena de quem tem preconceito com gente gordinha, porque eles são em geral as melhores pessoas que você vai conhecer.
E não precisa ir muito ao extremo de ser gordo pra ver preconceito.
Já vi gente reclamando de cosplay de Alice porque a cosplayer, que é bem famosa nos EUA, tinha uma estrutura corporal um pouco mais larga.
Ela não era acima do peso, mas a magreza dela nunca seria a de passarela porque ela tinha uma estrutura óssea maior que as magrelas que a gente vê desfilando, por causa da descendência européia dela.
Mesmo assim a galera caía matando em cima dela e chamando de "gorda" e dizendo que "era ridículo fazer cosplay de tal personagem que era magro".
Ridículo é ter gente que liga pro corpo dos outros quando tá cheio de celulite e estria na própria bunda.
Nenhum corpo é perfeito, então é bom lembrar disso antes de apontar o dedo pra alguém, porque o seu corpinho tem uma grande chance de ter mais defeitos do que o de quem você está julgado, amor.
Eu tenho tanto pra falar sobre o cosplay Plus Size que vou até fazer um post separado pra poder mostrar explicitamente o quanto se perde ao ter esse tipo de preconceito.

A Patrulha da "Idade correta"
Ah, o pessoal que não aguenta ver gente mais velha fazendo cosplay.
Gente, deixa eu dizer uma coisa pra todos vocês que tem preconceito com gente idosa, porque eu acho que vocês ainda não perceberam: todo mundo envelhece, inclusive você, que vai ficar todo seco, enrugado, com artrose e lento.
Eu acho totalmente lindinho ver os vovôzinhos fazendo cosplay, da mesma forma que acho fofo as crianças fantasiadas todas lindinhas S2
Cosplay é um hobby lindo, porque ele não tem idade, ele não tem preconceitos, você pode fazer sempre que quiser, a qualquer momento que desejar e eu tenho muito orgulho de ver pessoas que mesmo com uma idade avançada, ainda continuam amando os personagens a ponto de se vestirem como eles.
Eu realmente espero que todo mundo que faça esse tipo de comentário horrível aos cosplayers mais idosos tenham uma morte horrível por infecção pulmonar causada por Staphylococcus aureus resistente à antibiótico.
Espero que você engasgue com seu próprio sangue e morra.

Tomoaki Kohguchi de 64 anos

Enfim, eu tenho um ódio eterno de todo mundo que crítica o trabalho dos outros no cosplay simplesmente porque a pessoa tem um caráter de merda.
Eu não digo que isso é coisa de quem tem "recalque", porque "recalque" pra mim, é algo que só quem é egocêntrico e imaturo usa como argumento, porque não tem capacidade mental de pensar profundamente no que poderia levar uma pessoa a criticar algo.
Pra mim, esse tipo de gente que critica simplesmente por criticar é um tipo muito infeliz, que não tem nada de bom na vida, e tem um preconceito enorme enraizado dentro de si porque gosta de ser ignorante.
Doutrinados em uma sociedade preconceituoso e racista todos somos, mas depende de você crescer e aprender que isso é errado.
E não estou falando que você precisa sentar em uma cadeira da universidade pra deixar de ser imbecil, você só precisar abrir a cabeça e ser maduro o suficiente para ver quando está errado e sendo medíocre. Aí precisa acima de tudo de humildade para admitir que estava errado e corrigir sua opinião.
Minha avó é provavelmente a pessoa com o caráter mais bonito que já conheci, e ela não completou nem o ensino fundamental. Ela simplesmente é uma pessoa cabeça aberta, que admite quando está errada e quer aprender quando não sabe de algo. Gostaria que mais pessoas fossem assim.
Eu mesma já tive muitos pensamentos errados no passado que não me orgulho hoje, mas nunca é tarde para perceber que estamos errados e tentar ser uma pessoa melhor.
Acho que é justamente por já ter falado muita merda no passado que hoje eu penso tanto antes de falar, e milito tanto para defender as minorias que ontem eu acusava.
Acho que sou a prova viva que as pessoas podem mudar se quiserem. Não é porque você nasce burro e é doutrinado de uma maneira ignorante que você precisa morrer dessa forma.
Você pode ser a pessoa que quiser, desde que você realmente queira mudar.
E mudar é sempre necessário para melhorarmos, mas pra isso, precisamos perceber onde estamos errando.
Bem, fiz esse post justamente para que caso algum leitor meu tenha esse tipo de preconceito perceba que ele não é legal e que seria bom se as pessoas mudassem e parecem de julgar os outros, sendo que todos nós temos defeitos.



O post é isso, desejo uma boa semana para todo mundo!
Espero que não encontrem muitos "patrulheiros" durante a vida de cosplayers de vocês

10 comentários:

  1. Vomitou? Mas você tá legal agora? Comeu algo que fez mal? Ou é dos seus problemas de estômago danado?
    Gosto demais dos seus posts polêmicos, eles são tão.. POLÊMICOS
    hasuhaushashasu
    Ah, gordinhas cosplayando ficam tão bonitinhas <3
    E é sempre mais divertido pensar "nossa, o Goku mais velho ficaria desse jeito". "Chibi mikuuu ~ <3" quando vê uma criança de cosplay ou um gender bender que faz você se perguntar por que não criaram o personagem com o outro sexo <- sakimichan feelings.
    Enfim, eu também tinha muitos pensamentos dos quais não me orgulho, mas cada dia aprendo mais que tem certas coisas que são bobeiras que não deveriam ter consumido espaço no meu cérebro, nunca.
    E mulher, vai escrever esses termos esquisitos de biomed agora? AHSUHASUHAUS
    Beijos e espero que encontre cada vez menos desses idiotas patrulheiros em sua jornada de cosplay

    OBS: EU AINDA VOU RECLAMAR DO SEU BUMBUM NOS SEUS COSPLAYS PELADOS U_U HAUSHAUSHAUSHAS
    Só de zua XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é;
      Eu acho que meu remédio não fez muito efeito porque não esperei o tempo suficiente, e ai produzi ácido demais, porque vomitei ácido puro.

      HAushaushua
      esse post ficou meio parecido com um anterior, mas eu precisei fazer. Estava querendo falar sobre isso faz um tempinho.

      Eu acho todos tão fofos!
      Eu acho que ficam todos lindinhos me dá vontade de apertar sempre <3

      Eu acho que é sempre bom olhar pra trás e ver que andamos pra frente, olhar o passado e ver que mudamos é um bom sinal.
      Acho que nada é mais triste do que olhar pra você 5 anos atrás e ver que continua exatamente igual.

      haushaushauhu
      Eu sou biomedica, tenho dever de usar termos técnicos. Deixa o mundo mais correto ahsuahsuahsuahush

      XD

      Pára de ser tarada dos bumbuns nos ensaios!
      \Tá igual à Paula, já, sua maníaca >P

      Excluir
  2. Nessa parte "Esse é o tipo mais punheteiro de patrulheiro, e quando digo isso estou falando de homens e mulheres" eu ri muito hahaha.

    Ao contrário e vc, já tive problemas sim na internet, principlamente com o cosplay de Belldany. Uma menina chegou na comunidade e analisou cada centímetro da roupa, sapato e criticou imensamente, fui lá e dentruí tbm. Ngm merce. E sim, cosplay é para chamar a atenção! As pessoas têm inveja e surtam, eu nunca vou entender.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushaus mas não é?
      Acho de uma punheterice ficar olhando os peitos da pessoa ao invés de olhar a roupa que olha.

      Ai, eu DETESTo esses grupos de "lamentações" que as pessoas não tem nada pra fazer e ficam falando dos outros.
      Acho que uma falta de caráter, hipocrisia e desocupação imensa.
      Acho certo você ter ido rebater, porque gente assim só continua porque ninguém revida e eles se sentem impunes e imunes a julgamentos.

      Eu também não entendo porque as pessoas não podem simplesmente aceitar que é um hobby e é pra ser feliz?
      Tem que ficar criando caso e contando historinha.
      Isso quando a pessoa não dedica a vida dela a falar da outra por causa de cosplay.
      Nunca vou compreender.

      Excluir
  3. Moralistas da internet, a democratização do julgamento e do modismo movem os eventos, antes o que se fazia por simples diversão ,agora só é aceitável quando sai perfeito e você tenha a vida/cor/tamanho/peso do personagem. As vezes me sinto tão velho, por desejar os eventos antigos, com poucas pessoas e bem mais união, quando mesmo os cospobres eram respeitados pelo simples fato da DIVERSÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      É uma necessidade patológica que algumas pessoas tem em levar um hobby ao extremo e julgar todos que não o fazem também.
      Me sinto incrivelmente velha e antiquada dentro dos eventos e das competições por não concordar com a forma como são encaradas pelos competidores.
      Saudades de um tempo onde cosplay era um motivo de união e não de escracho.

      Excluir
  4. bom post Di Lua.

    nunca vou entender essa necessidade de se rebaixar um pra se auto promover.
    por isso que não participo de concursos....
    eu não tenho psicologico pra ser detonada desta forma.

    cairia de depressão..porque acredito que cosplay é pra promover diversão em grupo não guerra né.

    triste esse cenario

    bjo sua linda ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kelly!

      É exatamente isso que acontece, a pessoa rebaixa e denegri a outra para se auto promover. Perfeita a sua colocação.
      Eu não consigo entender esse tipo de gente.
      Eu sai das competições por um tempo justamente porque cansei de criar caso com esse tipo de gente.
      Eu realmente tenho a cabeça muito no lugar, mas tem muita gente que se afeta muito com esse tipo de comentário.
      É triste porque o cosplay deveria ser um local de amor e não de guerra.
      Nós deveríamos ser uma grande família, não inimigos em um campo de batalha.

      Beijos pra você também, sua fofa!

      Excluir
  5. Eu SEMPRE tenho problemas pela internet. ;-; Estou acima do meu peso e tipo, todo mundo cai matando em cima falando besteiras e olha, admito que várias vezes já pensei em desistir do hobby por causa disso.

    Tomei remédios que me fizeram ganhar peso e é MUITO, tipo super difícil perder, apesar de eu estar tentando há um tempão. Teve uma page que postou uma foto do meu cosplay de Demon hunter com uma foto da personagem e um indivíduo comentou bem assim: "Antes do burger king e depois do burger king", aquilo me deixou tão sentida que eu chorei a semana inteira. =/ É realmente horrível e eu ainda tô tentando superar certas coisas, mas não vou desistir do que eu gosto.

    Btw~ adorei seu post. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste seu cenário, Kaah!
      Espero que você realmente não desista do hobby porque como eu disse esses comentário são feitos por gente sem nada de bom na vida.
      Você não deve levá-los a sério em hipótese nenhuma porque esse tipo de gente não vale a pena.

      Sim, vários remédios, principalmente os relacionados a problemas na tireoide causam ganho de peso.
      Eu não entendo porque as pessoa se importam tanto com o peso dos outros.
      Olha, em casos assim em que você se sinta ofendida por ter sua foto publicada sem autorização em uma página ou que receba um comentário ofensivo você pode sempre denunciar a foto por questões de direitos autorais.
      Se a página postou a foto com a sua permissão entre em contato com os moderadores e peça pra que o comentário seja removido porque te ofendeu, se ele não for removido denuncie a foto pra que seja removida.
      É absurdo que sua foto seja postada em algum lugar e você receba agressões verbais e ofensas por isso.
      Não aceite e denuncie.
      Gente desse tipo é muito corajosa na internet, mas é só levar um esporro ou uma ameaça que sossega a bunda e para de soltar bosta pela boca.
      Todos os tipos desses que conheci são uns tipinhos medíocres, que não tem nada na vida e se sentem bem denegrindo os outros. Não aceite e não se sinta mal por isso.
      Saiba que onde quer que esteja vai ter sempre meu apoio, Kaah!
      Eu não conheço seus cosplays mas eu SEMPRE estou de coração aberto à todos os cosplayers que estão no hobby porque gostam. E apoio eles incondicionalmente sempre sempre por todo o trabalho e empenho que tem.
      Espero que você consiga superar as coisas e aprenda a lidar com esse tipo de idiota.
      Eu particularmente bloquearia todos pra sempre e viveria minha vida, sem olhar pra trás.
      talvez isso te ajude também.
      E quero que você não se sinta sozinha por isso, saiba que isso não acontece só com você. Olhe os comentários acima que o post recebeu e você vai ver que outras pessoas também receberam comentários ruins,então não pense que isso acontece só com você.

      Muito obrigada, Kaah!
      Desejo tudo de bom pra você!
      Fico feliz que tenha gostado. :3

      Excluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.