14 abril 2014

5º Anime Sanca Fest - Minha Palestra!

Oi, gente!
Como passaram essas duas semanas que passei ausente?
Eu estive tão atolada na faculdade. Nós tivemos casos gravíssimos e importantes para discutir e nos mobilizar.
Sendo do centro acadêmico e do coletivo feminista fiquei mais atolada do que pensei.
Quase não tive tempo de descansar.

Eu fiz uma listinha de coisas que fiz essa semana, as eu não consegui listar tudo. Eu desisti de anotar no meio do caminho. Parei quando estava assim:
-Pintei meu apartamento antigo sozinha
-Me mudei para uma casa nova com minhas amigas da faculdade
- Passei na seleção de uma bolsa na faculdade e espero começar meu trabalho logo
- Me tornei representante discente do conselho de curso da Biomedicina da UNESP de Botucatu
- Me tornei membro da chapa do movimento estudantil do meu instituto e estou participando mais ativamente do Centro Acadêmico
- Estou realmente engajada no coletivo feminista da nossa cidade
-Comecei um novo cosplay e vi que não daria certo
- Tenho menos de 7 dias para começar e terminar um novo cosplay
- Estou tentando resolver tretas fortíssimas na faculdade, casos de polícia sobre trotes.
-Fui chamada para ser juíza do WCS em Campinas.
- Não pude ir porque tinha problemas na faculdade para resolver.
- Fiquei absolutamente chateada por ter essa honra e não poder ir =/
- Participei de uma intervenção feminista e pintamos uma escada no final de semana com frases de impacto.
- Recebi um ingresso VIP e fui convidada na edição comemorativa de 5 anos do Anime Sanca Fest!


A parte mais bacana dessa semana foi o Anime Sanca na cidade.
Eu fui convidada para dar uma palestra sobre cosplay no palco principal do evento. Foi muito bacana.
O público foi muito receptivo, e os apresentadores foram muito gentis.
Eu conheço metade da organização do evento, porque estou sempre na cidade e conheço mais da metade dos cosplayers daqui. Foi muito bom revê-los.
Foi muito engraçado andar pelo evento porque a cada 3~4 passos, eu parava pra falar com alguém.
Mesmo assim acabei conhecendo pessoas novas por lá. Foi bem bacana.
Tinham várias cadeirinhas esse ano para o público poder assistir as atrações sentados, o que foi bem legal, devo dizer.
E todo mundo estava tão animadinho S2
O coordenador de palco que me ajudou foi muito fofo e gentil. Foi muito atencioso.
Infelizmente ele tinha um nome muito difícil de falar  e acabei não guardando. A minha foto ficou borrada mas achei ele no Facebook depois: Tháiann, um nome muito incomum e que consegui pronunciar de primeira tentativa S2
Ele foi fofo e vai ficar no meu coração.
Eu bati uma fotinho antes de subir no palco pra mostrar como é a visão de quem está prestes à se apresentar.


Foi muito engraçado porque eu realmente não fiquei nervosa.
Eu geralmente preciso me acalmar e muito antes de me apresentar, mas nesse caso tudo foi tão tranquilo.
Acho que eu fico nervosa com apresentações de cosplay porque fico ensaiando por muito tempo antes de apresentar. Como não ensaio as palestras, acabo não ficando nervosa.
O que foi algo muito bom.
Ou talvez eu tenho parado de ficar nervosa antes de subir no palco, que é algo totalmente possível, já que estou sendo porta voz de um milhão de coisas na faculdade, e preciso sempre falar em público sobre assuntos complexos.

O Anime Sanca esse ano teve mais apresentadores, e durante a meu bate papo eu conversei com o Dante, que é um velho amigo, e mais um rapaz que não conhecia chamado Will.
Eu consegui fazer o público rir bastante e ficar interessado durante à meia hora em que estive no palco.
Foi muito bacana a forma como as coisas rolaram.
Eu recebi várias perguntinhas também, especialmente de pessoas mais novinhas que estavam curiosos sobre o hobby. Achei muito fofo *u*


Em um determinado momento eu me lembrei que gostaria de fotografar o público lá do palco. É algo que sempre quis fazer e nunca me lembrava durante as minhas apresentações.
A plateia foi super amor e levantou as mãos pra aparecer na foto quando pedi.
A parte ruim é que meu celular é super velho e a foto saiu um cocô hasuhaushauhsuah
Mas ainda sim gostei muito da foto final :3
Vou sentir falta daquela plateia animada e cheia de amor comigo S2



Eu pretendia estrear um novo cosplay no Anime Sanca, mas no fim das contas eu não consegui ter tempo hábil, nem gostei muito de como o que eu terminei ficou.
Eu sou muito crítica quanto aos meus próprios cosplays e me recuso a usá-los se achar que estou fazendo um trabalho medíocre neles.
Eu prefiro usar um cosplay repetido do que vestir um novo mal feito.
Eu resolvi usar a Sheryl pela última vez. Eu pretendo fazer outras versões dela logo mas essa versão eu não aguento mais usar XD
Depois da palestra eu assisti ao campeonato cosplay e visitei a área de desenho.
Eu não vi muito do evento esse ano, mas não vi muitos problemas nas áreas que eu visitei. Foi realmente um evento excelente esse ano.
A única parte que realmente me desagradou foi o Concurso de Cosplay.
Acho que há anos eu não ficava tão decepcionada com o torneio quanto neste ano.
Eu realmente agradeci aos deuses por não estar competindo esse ano porque a sensação aos competidores, pelo menos com os que conversei, foi de frustração.
O desfile teve um pódio muito incomum, confesso que não fiquei totalmente triste com ele, porque conhecia os vencedores, mas fiquei triste por todos os outros competidores, e eu poderia citar bem uns 2~3 que estavam simplesmente esplêndidos, com nível de campeonato estadual, mas não receberam nem 5º lugar.
O concurso de grupos foi outra área que eu, e todo mundo que assistiu ao campeonato comigo, não conseguiu entender.
A categoria foi aberta com apenas duas inscrições, algo que não faz o menor sentido porque com menos de 3 inscritos você não tem uma briga justa pelas colocações e só de se inscrever já recebe um prêmio.
Quero dizer, qualquer dupla ou grupo poderia ter se inscrito no torneio e teria levado um prêmio pra casa, poderia colocar lá na listinha de concursos ganhos sendo que na verdade não merecia a colocação que recebeu.
A colocação do grupos foi unânime para o público, e quando a segunda apresentação terminou o público fez coro de "já ganhou" porque qualquer um poderia ver que a apresentação foi muito superior.
A menos que tenham tido um desconto técnico voraz, nada justificaria a classificação que receberam.
Eu fiquei completamente frustrada com a categoria grupos em especial,e vou guardar minha crítica à bancada de juízes em um post que pretendo fazer em breve.
Isso sem contar um intervalo realmente suspeito e sem explicação pública para sua real necessidade, que foi feito entre a categoria Individual e a Grupos.
Acho que o que menos posso reclamar foi o campeonato individual, que teve  um pódio compreensível, embora eu tenha minhas críticas veladas à uso de cenário movimentado por staffs em apresentações supostamente individuais.
Fiquei decepcionada como não ficava desde à segunda edição, quando não tinham um organizador específico para o campeonato de cosplay.
Mas eu já desisti de reclamar sobre isso, porque isso só vai me dar uma úlcera desnecessária e eu saí dessas tretas de campeonato há muito tempo justamente por não concordar com a forma como eles são julgados.
Enfim.


Eu tive momentos muito fofos no Anime Sanca!
Muitas pessoas sabiam meu nome, e me conheciam da página do Facebook. 
Encontrei um leitor do blog lá também S2
Eu recebi chocolates de presente de um conhecido que acompanha meu trabalho desde que comecei no hobby em 2008. Foi muito fofo.
E acho que o momento mais lindo e que quase me fez chorar foi quando o Gabriel, um cosplayer aqui de São Carlos, veio falar comigo, me dizendo que de certa forma fui uma inspiração para que ele começasse o hobby.
Meu coração de pedra desmorona sempre que alguém me diz isso, porque eu sei o que é ter alguém que te inspire à iniciar no cosplay.
Eu comecei porque conheci a Jesuke, uma cosplayer de Cingapura, que é um amor. As fotos de cosplay dela sempre pareciam tão alegres, e me fizeram querer entrar nesse mundo feliz.
Então conhecer pessoalmente o Gabriel que me disse algo assim foi uma honra maior do que qualquer uma que eu pudesse receber.
Fez meu dia todo valer a pena.
Infelizmente quando conversamos já estava noite e nossa foto juntos ficou uma meleca.
Mas já conversamos e juramos de pé junto que vamos tirar uma foto decente da próxima vez que nos encontrarmos.
Muito obrigada, Gabriel!
O cosplay dele estava lindíssimo e ele foi muito ovacionado quando se apresentou. Ele acabou pegando o terceiro lugar no desfile e eu fico muito feliz por ele, porque ele tem muito talento e acredito que, se ele assim quiser, pode ir muito longe no cosplay. :3


Por fim, gostaria de agradecer a todos que fizeram o Anime Sanca acontecer, quero agradecer à organização que me convidou à subir ao palco e fazer a plateia rir com meus causos descontraídos.
Quero agradecer em especial ao Igor e ao Pessotinha que recepcionaram na portaria e conversaram comigo um pouquinho. Agradeço à todos os staffs que se preocuparam comigo e me ajudaram de alguma forma. 
Você foram todos lindos.
E por último, mas não menos importante gostaria de agradecer à você, que leu esse post até o fim.
Tudo di bão nessa semana pra vocês!

5 comentários:

  1. Ah não adianta revolta, regras diferentes das nossas. Você não tem condições de organizar e eu não tenho saude. Nem se involva nisso, ninguém se importa com nosso trabalho, afinal foi "a melhor organização de todos os anos do sanca fest".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?
      Eu particularmente não vou me envolver, mas não vou dizer que foi tudo lindo e maravilhoso, porque não foi. Eu sempre critico o Anime Sanca quando tem problemas e faço isso desde a primeira edição. SEMPRE reclamo dos problemas do evento porque espero que no ano seguinte os problemas sejam resolvidos. O que geralmente acontece mesmo.
      Quem está fora da organização não vê os problemas mas quem esteve dentro da organização e sabe como funciona detecta os problemas no momento em que acontecem.

      AHUAHUSHUHSAUHSU Nossa mano, eu ri tanto quando li isso.
      . ""?
      Pessoa nem estava nos primeiros anos de evento, só pra deixar claro, então a opinião não conta muito.
      Até porque não respeito opinião de gente assim e ponto.
      Então não, todo o mimimi emotivo foi invalidado pra mim.

      Excluir
    2. Alguns comentários sofreram moderação à pedido da organização oficial do Anime Sanca Fest, pois não representavam a opinião do Evento.

      Excluir
  2. Que legal *____*
    Deve ter sido maravilhosa a experiência, quem sabe um dia eu consiga também haha (mas com vídeos e não cosplays hehe)...

    E sobre a sua lista no começo do post moça... aja pique xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito honrada quando me chamaram tanto pra ser juíza no WCS quanto pra ser palestrante no Anime Sanca.
      Foi algo esplêndido pra mim, como cosplayer. Achei de um reconhecimento bem grande mesmo.
      Fiquei muito feliz.

      Ah, tenho certeza que logo logo verei o senhor viajando por aí pra dar palestras, seu canal é muito bacana, digo isso desde que você me apresentou ele.
      Eu demorei 6 anos para ter algum reconhecimento no cosplay, então eu acredito que as vezes demora, mas o reconhecimento vem para coisas bem feitas, e você é uma pessoa que se dedica muito ao que faz, e faz muito bem, obrigada.
      Mando muitas vibes pra você e espero estar lá pra ver quando você tiver todo o reconhecimento que merece.

      hausahsu Né?
      As vezes eu paro e penso em como ainda não caí morta de estresse.
      Eu não sei como mantenho esse ritmo louco, mas pra mim parece tão natural fazer tanta coisa assim. XD
      Acho realmente graça quando dizem que sou desocupada e só estudo <3

      Excluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.