10 agosto 2013

Desvendando a maquiagem no cosplay

Oi, gente!
Como os senhores estão? Dormindo bem?
Eu tive duas provas essa semana e não dormi nada.
Acho que somando todas as horas que dormi nos últimos 5 dias, não dão nem 8 horas.
Estou meio morta e com ritmo mais lento por conta disso. Vou hibernar nesse final de semana porque tenho mais 4 provas para fazer ainda XD

Essa semana eu dicidi falar mais sobre algumas coisas importantes no cosplay.
Meu blog recebe muitos cosplayers iniciantes, e quando a gente é novato sempre tem aquelas dúvidas simples que a gente fica até com vergonha de perguntar, né? :D
Me lembro que quando criei meu canal do Youtube há mais de um ano, os primeiros vídeos que gravei foram de maquiagem, justamente porque queria aprender mais sobre isso e ninguém me explicava, então eu fiz o vídeo para que as pessoas aprendessem o que aprendi.
Percebi que nunca fiz um post sobre isso, embora o meu vídeo apareça em vários outros blogs de cosplayers dando dicas de maquiagem e tals.
Então resolvi fazer meu próprio post, né? Muito justo.
Eu sempre faço eles na esperança que sejam úteis para alguém um dia desses :)

MAQUIAGENS NO COSPLAY

A primeira dúvida que a gente tem é:

Sou cosplayer: preciso de maquiagem?
Muitos cosplayers vão te dizer que sim, "nossa meu deus, sem maquiagem você não vive e mimimi".
Eu sou uma defensora dos direitos de escolha individuais, então eu digo que você deve escolher se usa ou não, não deve fazer isso porque a comunidade cosplay diz que você tem que usar.
Existem argumentos contra e argumentos a favor, a questão é que existem muito mais prós do que contra, então a maioria esmagadora dos cosplayers usa.
A maquiagem deixa seu rosto mais bonito nas fotos, mais uniforme e com as feições mais definidas. Isso causa uma diferença monstruosa nas fotos, se você tiver alguns problemas de pele, como eu. Eu tenho olheiras horríveis e muitas sardinhas, porque sou descendente de europeus e qualquer sol me deixa cheia de pintinhas na cara, é bem horrível D=
As vezes a gente tem marcas ou espinhas no rosto, a maquiagem esconde bastante isso também, e nas apresentações no palco a maquiagem faz com que as pessoas vejam o seu rosto mais nítido, a menos que ela seja míope, aí ela não vai ver nada mesmo =D
Fora que uma boa maquiagem deixa o seu rosto bem bonito nas fotos e aí você não vai ficar precisando perder metade do seu dia pra arrumar sua cara feia no photoshop :)
Por outro lado, e dessa vez o lado negativo, é que maquiagem pra cosplay geralmente é bem carregada, tem gente que usa pouca, mas eu por exemplo passo quilos de coisas na minha cara, isso faz com que você gaste uma graninha velhaca até conseguir tudo o que a gente normalmente usa nas makes de cosplay.
Outro lado ruim é que se você não souber comprar os produtos certos ou não souber remover direitinho sua maquiagem, ela pode de dar alguns problemas de pele, como acne, alergias ou cravos. 8/
Então, você precisa pesar os dois lados e decidir se quer ou não usar maquiagem, e quanta maquiagem quer passar no seu rostinho de guerreiro nórdico 8D



Quero usar maquiagem, o que preciso?
Se você escolhe esse caminho difícil de cosplayer que passa maquiagem você vai precisar de algumas coisinhas.
Aqui vem aquela história de novo de que você deve ter o que achar que deve ter, não se deixe influenciar pelo que eu tenho, porque sou uma maluca que tem tudo em excesso. Você não precisa de tantas coisas assim, precisa só do que achar necessário.
Me lembro que quando comecei eu tinha dúvidas sobre os itens, coisas como "ah, corretivo serve para que?", "usa antes ou depois da base?" " Como coloca cílios postiços?" " Esse é melhor que aquele?"
Então resolvi separar em itens, para você que assim como eu, nunca tinha se emperequetado antes do cosplay, e não manja dos paranauê das maquilagê.
As fotos são as usadas para divulgação dos produtos da internê, mas são os itens que eu costumo comprar e usar.
E não, não recebo grana pra fazer propaganda, infelizmente haushaushu XD

Base:
A base é a melhor amiga de todo mundo S2
 Ela vai uniformizar seu rosto todo, e vai esconder as suas marquinhas, manchinhas e suas pintinhas.
Ela pode ser em pó, em creme/bastão ou líquida. Eu gosto da líquida porque é mais fácil de aplicar 
Ela é a mais importante de se escolher bem, porque ela é aplicada no seu rosto todo, então se você usar a base errada, pode ter aqueles problemas que falei no começo do post.
A base a gente escolhe na cor do rosto da gente, é sempre legal não escolher uma base muito branca porque você fica com cara de fantasma se usar uma muito clara, também não compre uma mais escura que seu rosto porque isso deixa um aspecto de "sujeira".
Vá até uma perfumaria e experimente uma por uma. Quando achar uma que parece com seu tom de rosto, aplique um pouquinho da amostra grátis nas bochechas e espalhe pra ver se é do tom certinho.
As bases tem níveis de cobertura, que seria algo como o quão densa e grossa ela consegue ser, isso geralmente é proporcional a quantos defeitos ela consegue esconder do seu rosto.
A base é aplicada primeiro, antes de qualquer coisa na rosto, pelo menos é assim que eu faço: aplico ela antes de qualquer coisa.
A base é aplicada com pincel, com esponja ou com as mãos mesmo :)
DICA: Bases muito ralinhas/aguadas não escondem muito as imperfeições do seu rosto. As bases mais densas, meio cremosas escondem praticamente tudo, e dependendo do seu rosto você só precisa aplicar ela, nem mesmo um corretivo depois.
Obs.: Existem pessoas que fazem um processo diferente do meu, que passam corretivo antes da base, ou que passam primer antes da base. Eu vou falar sobre isso no final do post nas observações finais \^^/



Corretivo:
Ah, o lindo corretivo.
Corretivo é tipo o anjo da guarda das pessoas que dormem pouco ou que tem genética amaldiçoada e tem olhos fundos como eu.
Se você for uma pessoa pobre mesmo e pudesse escolher só alguns itens de maquiagem, o que não faz sentido já que você seria pobre mesmo e nem teria o que comer, eu te diria para comprar um corretivo e um pó compacto que o resto dava pra viver sem.
O Corretivo, como nome sugere, corrige as suas imperfeições.
Tem coisas no rosto da gente que nem a base mais do capeta não consegue cobrir, no meu caso são as olheiras do  demônho, mas pode ser que você acorde no dia do evento com uma espinha do tamanho de um vulcão bem no meio da testa, já vivi isso por isso conto essa história, a única coisa no mundo que te salva é um corretivo demoniamente poderoso.
Os corretivos podem ser líquidos ou cremosos e você escolhe eles um tom mais clarinho que sua pele, não muito pra não ficar esquisito. Se você puder comprar exatamente do tom da sua pele é bom, mas é sempre legal ter um mais claro para o caso da sua olheira ficar sinistramente preta, né?
Eu tenho olheiras que ninguém no mundo consegue reproduzir, e os corretivos vendidos no Brasil não conseguem esconder, então vira e mexe estou importando uma paleta de corretivo da China, porque eles vendem um super denso que cobre tudo S2
Essa paleta custa cerca de 6 dólares no ebay, que seria algo como 15 reais aqui no Brasil e tem várias cores legais pra você misturar caso não consiga seu tom ou você tome um bronze e acabe mudando o tom de pele, acontece.
Eu aplico o corretivo depois da base, para esconder todas as coisinhas que a base não conseguiu sozinha.
O corretivo a gente aplica com pincel, esponjinha ou com os dedinhos :)



Pó Compacto:
O pó compacto, conhecido pela sua vó como pó de arroz, é um pó daora que a gente aplica no rosto pra esconder todo o brilho da sua carinha.
Dependendo da base líquida que você usa você vai ficar com o rosto brilhando como se fosse um membro da família Cullen, e isso não é legal.
O pó compacto se aplica quando se usa base líquida ou cremosa, e ele vai dar aquele efeito aveludado no seu rosto que todo mundo acha bonito *u*
Você aplica ele com esponjinha ou com pincelão de pó, e ele precisa ser comprado no tom da sua pele também.
Obs.: No dia a dia eu costumo usar apenas pó compacto e corretivo para deixar o rosto mais uniforme. Você pode testar fazer isso e ver se gosta do resultado :)




Blush:
O blush é aquela coisinha fofa que todo mundo passa errado e fica com cara de palhaço ou com cara de quem levou uma chinelada na cara :)
O blush geralmente é usado em pó, mas existe em creme também. Eu sempre preferi em pó porque o em creme faz uma melequinha e gruda nas peruca tudo x_x
Existe em vários tons, rosinhas, beginhos, marrons, você escolhe o que quer usar.
Ele são aplicados na maçã do rosto e dão aquele ar coloridinho pro seu rosto. Sem o blush sua cara fica meio branco e parece que você está doente =/
Com muito blush parece que você levou uma chinelada, então é legal treinar um pouco pra não passar demais.
Pode ser aplicado com as mãos ou com pincel :)




Sombras e Batons:
Sombras você sabe pra que serve, né? A gente aplica nozóios pra deixar colorido.
É importante ter cuidado pra não passar nos lugares errados ou usar cores muito fortes, porque isso faz parecer que você levou um soco no olho XD
A gente aplica com pinceis de cerdas ou de esponjinha.
Batom também é legal ter umas cores curingas, tipo rosa clarinho e vermelho, porque dificilmente as personagens   fogem dessas cores.
Se seu personagem for sinistrona com batom preto ou roxo ai você compra essa cor, mas é difícil.


Delineador.
O Delineador pode ser em gel ou líquido.
A gente aplica ele nos olhos em substituição ao lápis de olho, porque ele dura por mais tempo e não costuma derreter e manchar sua cara toda como lápis comum.
Ele serve para dar um definir a linha acima dos seus cílios deixando charmoso. Existem diferentes desenhos que podem ser feitos com o delineador. Depende muito da sua personagem.
Se ela tiver olhos  pequenos você faz um traço, se ela tiver olhos maiores o traço é diferente e tals. Você precisa observar os detalhes nas referências.
Aplica-se com pincel que já vem com a embalagem, depois de ter aplicado a sombra.
Obs.: Personagens loiras geralmente acompanham delineadores marrons, ao invés de preto como sempre usamos, porque fica mais discreto nas fotos e mais elegante.




Máscara:
Antigamente chamado de Rímel, a máscara é aplicada nos cílios para deixá-los mais  grossos e volumosos e te dar um aspecto mais de boneca.
A gente usa a máscara para unir seus cílios falsos com os verdadeiros, para que não parece que você tem duas camadas de cílios, né? XD
Você pode usar só ele ou colocar um cílios postiços caso queira um volume maior
Aplica-se com o pincel que vem com a embalagem depois de já ter aplicado o delineador.
Obs.: A cor da máscara é  normalmente da cor do delineador :D



Iluminador:
Esse talvez você não conhecesse.
O iluminador pode ser substituído por uma sombra prateada com muito brilho, ele, como o nome sugere, ilumina alguns lugares interessantes no seu rosto e deixa você com aspecto reluzente puro glamour.
A gente costuma aplicar perto das sobrancelhas e nas maçãs do rosto pra ficar bonito nas fotos.
É aplicado com pincel ou com o dedinho mesmo, depois que tiver terminado a maquiagem toda.



Cílios postiços
Os cílios postiços você sabem o que são, são cílios falsos que a gente gruda nozóios pra ficar dignamente gigantes e divos, são opcionais.
Grudamos com cola para cílios postiços que vem em tubinhos nas cores branco, preto e transparente.
Os cílios vem em diferentes tamanhos, espessuras e cores. Escolha os que mais te agradam.
Os cílios são colados por último, depois da maquiagem finalizada.
Obs.:Tente comprar cola branca ou transparente porque a preta vira uma meleca do demonho e borra toda a sua maquiláge.
Obs.: Os cílios convencionais são para os cílios de cima, mas existem cílios postiços inferiores também. A gente usa esses cílios inferiores em personagens que tenham olhos grandes ou que precisem de um efeito boneca nos olhos :)


Bom, de importante são esses aí.  Depois de toda essa teoria sobre maquiagem, vamos ao meu vídeo velhote que mostra o passo a passo da maquiagem. Caso você tenha se confundido em algum lugar, pode olhar o vídeo e saber comofas :3



Existem dois outros produtos que vocês podem ouvir falar mas são coisas que vocês podem muito bem viver sem: os primers e os B.B. Creams.

Primers:
Os Primers são uma espécie de creme pré-maquiagem que você aplica para preparar sua pele para a base.
Os primers em geral ajudam a sua maquiagem a durar mais  tempo no seu rosto, então é legal de aplicar quando for ficar o dia todo em um evento, e não quiser que sua cara derreta com o calor de capiroto.
Eles tem vários benefícios para a sua pele e alguns deles são bem interessantes.
Eu nunca encontrei um que realmente gostasse ou que realmente funcionasse.
Todos os que testei só serviam pra deixar minha cara meio branca e dificultarem a forma de espalhar a base. Então desisti deles. Você podem usar caso encontrem algum que goste :)


B.B. Creams:
Os BB. Creams são as maravilhas que nossos amigos orientais inventaram pra roubar nosso dinheiro.
Eu disse que você consegue viver sem eles, mas eu particularmente gosto muito muito muito deles.
Testei 3 e quero testar mais dois.
Os B.B. Creams são cremes super ninjas que tem multi função ou seja, o danado do creme é base, corretivo, pó, hidratante, protetor solar e clareador! Tudo isso em um produto só =O
Você pode esquecer aquilo tudo de ficar usando base, depois corretivo e depois pó, pode usar um produto só, não é mágico?
Eu testei alguns e o que mais gostei foi o Orange da Skin79. O benedito é super grosso e esconde todas as minhas pintinhas.
Claro que não é gesuis na terra, então não consegue esconder minhas olheiras, mas o danado é feroz, só preciso passar ele e o corretivo e terminar a maquiagem =O
Os B.B.Creams existem aos montes em várias cores, para vários tipo de pele:oleosa, seca, normal e assim vai.
Eu sempre escolho os para pele oleosa porque meu Orange é super denso e é o capeta para tirar do rosto, então se não retiro corretamente o maldito me dá espinhas X_X
Desde então estou testando os para pele oleosa mas ainda não encontrei um que realmente goste.
Vou testar vários e fazer um post sobre eles porque eles merecem =3

Enfim, o post é isso.
Espero que tenha ajudado e esclarecido.
Um beijo para todo mundo \o/

Ah! Semana que vem estarei em Araraquara para o 1º AnimAraraquara!
Vai ser o primeiro evento propriamente dito em Araraquara e como é ao lado de São Carlos e vou estar livre nesse dia, pretendo ir.
Espero que seja bem bacana e encontre alguns de vocês lá =3
Roubei o Banner e as informações do Site do Julio: Otaku Brazil.net

Lendo:
Iracema 
de José de Alencar

Joguei:
"Castlevania: Order of Ecclesia"- Matei mil mortos-vivos 8D
"Legend of Zelda: Phantom Hourglass" - Travei em uma mina e não consigo sair X_X
Assisti:
"Wolverine Imortal" - (2013)

Música Viciante da Semana:
"Here's to Never Growing Up" - Avril Lavigne

"Onde amou Rafael, onde sonhava
No seio ardente da mulher divina,
E talvez desmaiou no teu perfume
E suspirou com ele a Fornarina..."
"Itália" de Álvares de Azevedo

11 comentários:

  1. Como sempre, seus posts diiiiiiiiiiiiiivos d++++++++++... muito bom esse sobre maquiagem, só queria que ele existisse antes de eu comprar a cola para cílios preta... sabe como é neh!! Imaginei que como o delineador, máscara e cílios eram todos pretos... achei que a cola tb deveria ser... fiquei com trauma da melequeira e nunca mais usei...
    Sobre as bases..uma coisa que nunca vivi sem.. mas eu gosto de uma que é manipulada... é um protetor com cor de base feito especialmente para quem tem pele oleosa... é perfeito, eu fico diva e ninguem diz que to de base e ainda protege minha linda derme!!! não o troco por nada... e máscara tb é outra companheira.. acordo e já passo... odeio passar o dia com óios naturais..
    Mas.. seu post tá show.. su sigo todas as semanas e sou sua fã =O..

    Bom descanso.. e boa sorte com as provas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa <3

      HAushusha né? Eu fiz a observação justamente porque pensei como você e comprei a preta na primeira vez, aí foi uma desgraça completa X_X

      Obrigada <3
      É sempre legal achar a maquiagem certinha pra gente, é uma felicidade meio estranha XD
      A gente acaba acostumando tanto com a maquiagem que não consegue mais ficar sem.

      Obrigada <3
      Tudo de bom pra você também <3
      E volte sempre \=^^=/

      Excluir
  2. Caramba! Quanta sombra, Di Luaa! O__O AHSUIAHSIUHAISHAIUS

    Eu fiquei doida quando ouvi falar nos BBCreams! Aí estava olhando os importados quando me deparo com a versão brasileira! u.u
    Comprei aquele da L'OREAL e tive vontade de jogar na frigideira e fritar um ovo!
    Coisa maiss grudenta e asquerosa que já passei! Parece uma mão suja na sua cara!! O_O Tá lá inteirinho! E é uma água que não cobre nada!!! Nada!
    u.u
    Aí pedi um importado, estou aguardando ainda! Pelos vídeos parece muito bom! E sempre gostei das coisas da L'Oreal! A máscara deles é excelente! E a Base Matte Mousse também! Apaixonante! Mas o BB Cream me fez chorar de decepção! T-T

    Eu nunca usei a base da Aquarela.. É melhor que a da Intense do Boticário?

    Cosméticos da Vult são o melhor custo benefício que já vi *-* Adoroo!

    ;** beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confundi tudo! u.u
      O BB que eu comprei é da maybelline! O da L'Oreal é a outra opção brasileira! Eu sempre gostei dos produtos da Maybelline, mas esse BB Cream não deu! =( Dizem que o da L'OREAL é melhor, mas sei lá u.u

      Excluir
    2. haushaushuah Normal XD

      Então, eu não usei a Intense da boticário, mas a Base da Aquarela é essa que usei no vídeo, ela tem uma cobertura média quase rala. VOcê precisa de generosidade para cobrir bem tudo o que precisa.

      Eu acho muito difícil outras bases nacionais, fui testar os BBCreams justamente porque não gostava das bases brasileiras e qundo gostava, não gostava do preço =/

      hasuhasuhsu Eu tenho umas 4 paletas de sombra em casa. Eu gosto de poder escolher mas no fundo acabo usando as rosinhas e as nude. haushuahsuah XD
      É meio dinheiro jogado no lixo.

      Eu gosto bastante dos produtos da Vult com exceção das bases. Tudo tem um preço bom e o produto nunca é ruim, tirando as bases que não espalham X_X

      Eu tenho poucos produtos da L'oreal mas os que tenho são bons, eu tenho um pé atrás com BBcreams brasileiros porque tenho pé atrás com as bases brasileiras, então nunca comprei um para ver se são bons =O
      Qualquer dia desses experimento para ver como é.

      Excluir
  3. ooow Di lua ... necessitava deste post.
    *-* super obrigado!


    então né...make pra mim é tenso! tenho uma preguiça morbida de fazer porque tenho duas vezes pior de tirar o.O

    gostaria de um tuto de make pra personagens masculinos - eu faço alguns! mas sempre me lasco na fora de rebocar a cara pra eles=X

    queria muito testar um B.B. cream. minha cunhada (?) comprou um da loreal disse que é muito bom! e recentemente a Avon >.Õ lançou um - que tem 10 propriedades interessantes ...na boa ... acho que eles só não fazem café né no resto a Avon faz tudo -q
    encomendei pretendo testa, quando chegar (final do mÊs.)

    se não gostar vou avacalhar minha contas e compra um importado -Q

    preciso aprander como por cílios - até comprei- e na verdade nem sei se são bons - e não testei colocar ...gostaria de ter olhinhos de bonequinha -q

    Voce já testou jequiti -make? que voce acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com planos de fazer uma maquiagem masculina em vídeo faz séculos, mas faz muito tempo que não faço um personagem masculino, aí avacalhou tudo.

      Os cílios são um mito dentro dos mitos no cosplay, demora um tempo para aprender a colocar =/

      Nunca testei Jequiti embora conheça uma revendedora, vou dar uma olhada logo porque estou procurando uns perfumes novos =3
      Aí vejo e te falo o que achei =3

      Excluir
  4. Amei *----*

    Essa make do vídeo vai ficar perfeita para o meu cosplay da Yuuki Kurosu ...

    Obrigada você me salvou !!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. eu tava procurando exatamente essa resposta.... tipo, eu tenho os cílios grandes, mas todos dizem q cílios postiços são essenciais... se eu passar só a máscara vai ficar bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que fica sim, viu Beatriz?
      É que cílios é uma coisa meio viciante porque o efeito é muito mais visível que a máscara.
      Então se você coloca cílios vai sempre querer usar porque o efeito é mais bonito nas fotos.
      Mas a máscara sozinha dá um efeito muito bom sim, vai do seu gosto.
      Eu gosto de um negócio bem "cheguei" nos olhos, então sempre coloco os cílios, mas meus cílios não são grandes então não tenho a opção de ter um efeito legal só com máscara.
      Acho que você deveria testar os dois e ver qual gosta mais.
      Não existe uma regra, vai da sua própria preferência.

      Excluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.