27 maio 2013

Dez coisas que odeio em você, Cosplay!

Oi, gente! Como passaram a semana?
Bem? Bonitos?
Minha máquina morreu durante o final de semana, e não consegui passar as fotos que tirei para o PC T_T
E como meu post sobre compras no Ebay ainda não está pronto, eu decidi fazer um contando um pouco sobre minhas experiências no cosplay.

Ao longo dos anos a gente percebe o que gosta e o que não gosta nesse hobby. Eu juntei todos e montei uma lista em ordem crescente de ódio.

Dez coisas que eu odeio no cosplay

10º Lugar: Não ter dinheiro
Não é frustrante quando você decide fazer um personagem com vinte camadas de tecido, uma peruca do tamanho de um bebê hipopótamo e uma lente que só o elenco de Senhor do Anéis tem, e percebe que não tem nem um tostão furado no bolso. Ou pior, quando você tem o cosplay mais lindo do planeta, a apresentação tão magnífica que vai humilhar os vencedores do Globo de Ouro, mas não pode ir apresentar em um evento porque não tem grana sobrando para gastar?
Eu tenho vontade de me endividar e mandar a conta do meu cosplay para a Marta Suplicy toda vez que isso me acontece, afinal ela é ministra da Cultura e meu cosplay tem que valer como gasto do "Vale Cultura", né?
EIKE VONTADE DE SER RICA!



9º Lugar: Derreter nos eventos
Eu não sei quem foi o filho da puta que inventou sudorese, mas eu gostaria de saber porque tenho umas boas coisas para dizer a esse digníssimo senhor.
Eu detesto ficar três mil anos fazendo minha maquiagem impecável, colocando minha roupa magnífica e arrumando minha peruca lindíssima, e depois de 4,5 minutos de evento já estar parecendo o Sidney Magal depois de cantar Sandra Rosa Madalena.
A maquiagem derrete inteira, a peruca começa a encher de nós e quanto mais você tenta arrumar, pior ela fica. Ai, se você foi louco de usar um cosplay com manga longa, rola aquela pizza no cosplay que GESUIS DÁ VONTADE DE SE ENFORCAR COM A PRÓPRIA PERUCA!
Eu não sei quem inventou o calor, mas foi um maldito que não curtia cosplay.


8º Lugar: Não encontrar os materiais
Uma outra frustração na minha vida é ter que desistir de um cosplay, ou fazê-lo de um jeito mal feito porque não encontrei os materiais que precisava. PUT* QUO PARIU, como eu odeio isso!
Quantas vezes eu não precisei adiar meus cosplays simplesmente porque nenhuma loja de tecido da cidade vendia o tecido que precisava, ou então não tinha o corante certo para a minha resina e coisas assim.
Eu tenho vontade de escrever  uma carta para o cara que disse que o capitalismo é daora porque você pode comprar tudo o que quiser.
PEGA MEU DINHEIRO E ME DÁ O QUE PRECISO ENTÃO, SEU MENTIROSO!
Eu saio de casa querendo gastar dinheiro, e fico com a sensação que ninguém quer ficar rico às minhas custas nessa porr* XD



7º Lugar: "Filtrar" personagens
Tristeza de minha vida é decidir ir a um evento e não poder usar o personagem que quero, porque não tenho a peruca, ou porque minha lente ainda não chegou, porque não tenho tempo de costurar, ou porque estou sem dinheiro para fazer um personagem novo.
Eu me sinto como uma mãe que vê dois filhos se afogando, mas só consegue salvar um e precisa escolher o mais próximo.
Devia ter uma lei que proíbe esse tipo de coisa triste.



6º Lugar: Fazer cosplay contra o tempo vid4 lok4
Alguém muito sábio no passado disse que "Não se apressa a arte, caral*o!". Esse cara tinha uma sabedoria infinita, viu?
Eu odeio precisar fazer tudo das coxas e não deixar o cosplay do jeito que eu queria, simplesmente porque não tenho tempo para fazer melhor.
Tenho um ódio mortal de ter que varar noites para terminar um cosplay, porque eu gostaria de estar linda magnífica no evento, e preciso usar uns trecos presos com cola quente porque não tive tempo de refazer. Quem nunca deixou o quarto zoneado porque tinha quer terminar um cosplay pra usar no dia seguinte, né?



5º Lugar: Depender dos Correios
Se tem uma empresa nesse mundo que eu odeio, são os Correios.
Tá para existir empresa mais filha da p**a do que essa no mundo. Os caras estão pouco se lixando para as entregas, e tem a política do "Foda-se", que funciona basicamente assim: "Não gostou que amassamos sua caixa? Foda-se", "Não gostou que atrasamos a entrega do seu pacote por 2 meses porque deixamos ele preso na alfândega? Foda-se", "Perdemos seu pacote? Foda-se", "Cobramos uma taxa alfandegária 3 vezes maior do que deveria ser? Foda-se"
Tem apenas um prédio no mundo que eu teria um prazer luxurioso em explodir: o prédio dos correios.
Todo mundo que é cosplayer já teve experiências ruins com a entrega brasileira, e se não teve, acredite: você vai ter.
Eu tive experiências horríveis com as entregas, e tenho trauma e ódio até hoje.
Minha maior frustração é saber que não tem como mudar de empresa, porque só temos essa que funciona a nível nacional, e nem dá para reclamar no Procon, porque os Correios também são uma empresa estatal. Me sinto na União Soviética sem poder falar mal do comunismo.


4º Lugar: Juízes Dorgados
Eu não participo mais de competições porque cansei de ser tratada como lixo e ver que as competições no Brasil são uma piada, mas mesmo assistindo as competições eu continuo passando raiva.
Não tem nada mais frustrante do que assistir um campeonato e ver uma apresentação incrível, do tipo pracaralhamente foda, e ouvir a plateia em coro gritando "Já ganhou, já ganhou" e aí, na hora da entrega dos prêmios ver que aquela pessoa não conseguiu nem terceiro lugar, e que o vencedor foi uma apresentação super sem graça que faria até seu avô dormir uma soneca.
É muito nojento por parte dos juízes. Eu vejo muito isso em competições do pequenas, mas nas competições grandes é mais gritante.  Quantas vezes o vencedor não conhecia um ou dois juízes? Ou o cara que ganhou fez uma apresentação chata, mas era da séries preferida de um dos juízes?
Eu já discuti com muitos juízes, alguns amigos meus inclusive, porque discordava da forma como as notas são contabilizadas nos campeonatos.
Quando mais eu olho os juízes de competições, mais eu me convenço que só um outro tem curriculum para estar ali julgando o cosplay alheio. Nas competições a coisa que mais me irrita é a não qualificação dos juízes.
É como fazer um bolo de casamento gigantesco e perguntar para um gorila: " Então, o que você achou da arte desse bolo?"

3º lugar: Cosplayers Arrogantes
Esse top três foi realmente difícil de decidir qual deles é pior.
Cosplayers arrogantes são o tipo mais xarope de gente que existe. Acham que são os mais lindos do planeta e que ninguém pode nem sequer pensar em tocar neles. O cosplay do cara pode estar com linha solta e desmontando, mas ele continua com a pose de quem veio agraciado por Odin para o evento.
Eu adoro os cosplayers que vão para as convenções e tem horror a ficar fazendo pose para fotos. O cara faz o cosplay e não quer ficar parando para tirar foto?
Fica na sua casa, amigo! Ou então, já que você foi só para competir e não quer saber de "otaku nojentinho", como muito cosplayer chama por ai quem quer tirar foto dos cosplayers, vai de BURCA até o palco, assim ninguém te enche o saco, queridão.
Eu não tenho raiva de cosplayers arrogantes que acham que só Deus tem autorização para sequer falar com eles, eu tenho nojo e tenho dó, os mesmos sentimentos que tenho quando vejo uma barata.


2º Lugar: Cosplayers Imaturos
Eu não sei se eles são imaturos ou são arrogantes. Eu considero imaturos porque são aquele tipo de pessoa mimadinha que acha que tudo na vida gira ao redor dela. Eu digo que é imatura porque as crianças geralmente pensam assim, aí você cresce e percebe que nem tudo na vida são flores, mas tem um tipo de cosplayer que não caiu essa ficha ainda.
Aí vai para o evento se sentindo o Príncipe da Pérsia, acha que todo mundo TEM que tirar foto dele, e falar com ele, e elogiar ele. Aí passa alguém filmando e o cosplayer Imaturo só falta roubar a câmera só para aparecer.
O mais chato desse tipo de cosplayer é que quando eles entram em competições sempre dá treta. O cosplayer imaturo é acima de tudo paranoico, então ele acha que todo mundo na competição está tentando quebrar a perna dele antes de subir no palco, e que o juiz é amigo de todo mundo menos dele. Aí o cara não ganha e fica falando mil e uma besteiras sobre como o evento foi comprado, que os juízes conheciam fulano, que beltrano subornou não sei quem e todas essas merdas que gente sem talento fala para poder justificar as próprias falhas.
Cansei de bater  boca com gente assim, e foi um dos maiores motivos pelos quais larguei as competições. Eu DETESTO gente que se acha dona do mundo. Que acha que se você fez o mesmo cosplay que ela você copiou a lista de cosplay dela, que você está tentando copiar a vida dela e ser ela.
Gente, isso se chama egocentrismo e precisa de tratamento psicológico, viu?

1º Lugar: Falhas na Confecção do Cosplay
Se tem uma coisa que me deixa com vontade de arrancar os olhos de alguém com os dentes, é quando minha costura dá errado.
Eu sinto raiva quando meus acessórios dão errado, mas nada no mundo me irrita mais do que quando eu tento costurar e a máquina se recusa, ou quando eu demorei mil anos arrumando uma forma de costurar e na hora a linha escapa. Eu tenho vontade de quebrar a máquina, montar ela de novo só para quebrar a casa com ela e depois quebrar a máquina de novo.
Eu evito costurar por longos períodos sem comer, ou sem fazer uma pausa porque isso eleva meu estresse de tal forma que eu tenho vontade de quebrar a parede dando socos nela.
Eu sempre fico feliz quando termino um cosplay porque eu sei o quanto aquela porra me irritou para ficar pronta. E é sempre bom ver que meu bom humor não foi para o lixo a toa. XD
Depois de terminar de costurar eu sempre como algum doce ou assisto um filme que queria assistir, só para poder relaxar.
É o lado mais frustrante do cosplay, na minha opinião. Eu adoro o cosplay, mas dá um trabalho e um stress, que não tá escrito XD


Enfim, gente. Foi isso. Espero que todos tenham uma boa semana com feriado emendado que nem eu \o
E para vocês? O que é mais irritante no cosplay?

Lendo:
"A Revolução dos Bichos"
De George Orwell

Joguei:
"Plants vs. Zombies" (Nintendo DS)
"Legend of Zelda: Phantom Hourglass" (Nintendo DS)

Assisti:
"João e Maria - Caçadores de Bruxas" (2013)
"De volta para o Futuro" (1985)
"007: Operação Skyfall" (2012)

Música Viciante da Semana:
"Faroeste Caboclo" do Legião Urbana

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático".
"O guia do Mochileiro das Galáxias " de Douglas Adams

14 comentários:

  1. Ter que escolher o cosplay que vou usar, porque né, nunca consigo SHAUSHAUSHASUAs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsuahsuahushau Essa parte de filtrar personagens é sempre uma droga. Ainda mais quando você tem que escolher perto de um evento e viva totalmente desesperada

      POR QUE É TÃO DIFÍCIL ESCOLHER UM CAPETÔNICO DE UM COSPLAY?

      Excluir
  2. Entendo todas as suas dores! XDDD
    Pra mim a coisa que mais me irrita são as apresentações cosplay. Cogitei largar essa vida de cosplayer por não aguentar ver coisa errada em competição.
    Lidar com "Estrelas supremas" também é outra coisa que não suporto. Como eu odeio ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsuahsuah Dores de cosplayers velhos!

      Gente, as competições são tristes, viu? É muita treta por cm³ nesse país, gente.
      Essa galera abençoada pelo capeta que aparece nos eventos só para testar a minha paciência. Se explodir no banheiro e fazer do mundo mais bonito essas pessoas divinas não querem.

      Excluir
  3. Realmente os Juízes Dorgados, cara cansei de ver cosplays ganharem na apresentação pq era amigo do juiz e ainda jogar isso na minha cara no MSN!
    E tbm tem essa ganhar só pq a criança tem 4 aninhos e é fofinha...
    Aff, ou eles fazem categoria infantil ou julguem igual aos outros neh, pq tem uma menininha aqui no rj q sempre ganha SEMPRE!
    Mesmo que a peruca dela esteja torta, mesmo que a roupa dela esteja errada, mesmo que ela não esteja mais com a bota do cosplay e sim com um chinelinho...
    É mta injustiça e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?
      Gente, é muita dorgas na hora de julgar o cosplay alheio.
      Eu acho que se você se sujeita a fazer um campeonato cosplay no seu evento, que por favor exija um mínimo de coerência por parte da banca que vai julgar.
      É muito injusto para todos os cosplayers que se submetem às apresentações e aos juízes, porque mesmo tendo tido um esforço monumental, isso não conta simplesmente porque os juízes são desonestos. É triste.

      Excluir
  4. E eu estava cogitando procurar um medico de loco achando que nao sou normal... menina, vc precisa ver o que acontece com minha parede qd me estresso... consigo demolir um predio rapidinho!! suahsuahsuahsuahsuah...
    minha maquina tb me enlouquece e me dx assim... e os correios, entao... sem comentarios; deve haver uma fila de espera com pessoas querendo explodi-lo.... ja a respeito dos eventos ainda não compartilho do seu odio... sera minha primeira vez esse ano; e estou superhipermega ansiosa, pq faz mt tempo que quero ir mas naum dava certo... estou contando os dias !!!!!!!!!!!!!!!!!! Espero que eu não me decepcione.. afinal, a expectativa so aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushaushaush Totalmente normal isso, tão normal que é o que mais irrita a maioria dos cosplayers.
      Minha máquina é muito ninja e costura de tudo, mas eu tenho vontade de quebrar cada peça dela com uma marreta, as vezes XD
      Os Correios são um caso perdido porque tenho a impressão que eles se esforçam para ser cada vez piores hasuhasuhauhsuahus XD Tem que rir para não chorar.

      Quando a gente começa nas competições é bem bacana. Aproveite bastante essa fase de gostar de competir porque ela passa e com o tempo você só sente raiva e frustração. Aí chega uma hora que você cansa e para de competir.
      Espero que se divirta bastante no seu evento \o
      É sempre bacana cosplayiar por aí =3

      Excluir
  5. hauahuahuahauahuahau
    morri XD

    entendo bem seus problemas... na verdade quanto a competiçoes .. acho que nunca tive muita chance então relevo..quer ganhar fazendo mutreta ganhe ..to nem ai pra tu xuxu!

    do restante o que me deprime com certeza é falta de dindin /material pra fazer cos ..é terrivel ...Terrivel depender de intermediarios e lojinhas tbem ...são pessoas gentis que fazem um tudo pra te ajudar ..mas cobram caro! então devagar com andor né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hasuahushaushuahsuahsuhauhsuhsa
      Certa você, viu? É sempre mais feliz não se meter nas tretas de competições porque só dá dor de cabeça.

      É muito frustrante esse negócio de querer fazer cosplay e não conseguir por razões externas. Eu tenho um projeto cosplay e um sonho! Quero a oportunidade de fazer sem custos e sem burocracia, por favor, né?

      A vida seria mais daora que a gente fosse rica, viu?

      Excluir
  6. se bem que é meu sonho fechar a apresentação do Chrno com minah parceira - acho que seria muito divertido (duas lesadas oe)

    e poxa nunca ganhei nada com cosplay pramostra pra mame que vale a pena sabe =P
    queria um incentivo

    aah cara se vale cultura servisse pra cosplay juro que seria maior arquiteta de projetos - soh pra fatura a verba -q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cosplayiar cozamigo é sempre mais legal.
      Eu não costumo ir para um evento sozinha, porque prefiro levar uma amiga junto.

      Minha mãe sempre foi contra meus cosplays até que eu recebi meu primeiro troféu. Eu nunca entendi porque mas foi assim. Os pais acham que é perda de dinheiro e mimimi.
      Mesmo hoje depois de ter parado de competir minha mãe ainda me apoia porque é divertido e criativo. Sua mãe vai ver o lado bom do cosplay mesmo se você não levar um troféu para casa, acredite. Só tenha paciência.

      Se rolasse esse negócio de Vale Cultura cosplay meus problemas financeiros estariam resolvidos.

      Excluir
  7. Show de bola *-*
    Parabéns Dii tudoo isso e tudo mais ! HAHA <3

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.