30 julho 2011

Cosplay e suas complicações + Saeko Photoshoot

Última semana de férias se foi.
Eu me sinto tão cansada. Como se nunca tivesse tido férias.
Eu pensei que o que estivesse me cansando fosse a faculdade.
Sair de casa as 6 horas da manhã e só voltar às 9 da noite todo santo dia.
Eu achei que isso estivesse acabando comigo mas, eu reparei que, o que realmente me cansa são os campeonatos de cosplay.
Eles não são mais divertidos como costumavam ser e eu estou cansada de me esforçar tanto por eles.
Eu sempre me perguntei porque os cosplayers paravam de competir mas parece que, eu finalmente encontrei a resposta.


Final de semana passado, eu fui no II Sci-Fi  & Fantasy Con de Araraquara.
Eu fui como convidada, a Ariane me ligou, disse que precisava de cosplayers de São Carlos  pro evento.
Me avisaram dois dias antes do Sci-Fi e eu fui.
A Ariane me mandou um e-mail dizendo que tinha sido chamada  pra organizar o concurso mas, precisava da minha ajuda, porque, bem, ela não sabe muito bem  como os concursos são.

Ela me pediu pra levar um cosplay de qualquer forma e eu levei.
Quando nós chegamos lá o evento era muito pequeno, não foi bem um evento, foi um encontro de apreciadores das mesmas coisas.
Tinha alguns standes, algumas coisas pra comprar, muitas mesas pra jogar magic e rpg.
Tinha um palco pequeno onde as atrações aconteciam.
A Ariane foi falar com o organizador e ele disse que era ela quem tinha que organizar tudo no concurso.
Bom, eu fui fazer a minha parte enquanto a Ariane colocava as mesas onde os juízes se sentariam.
Quando eu perguntei pro organizador onde estavam e quem seriam os juízes, porque eu queria falar com eles antes, ele me respondeu de um jeito muito engraçado.
Ele me disse que não sabiam onde estavam mas, me disse o nome deles.
Quando eu perguntei se algum deles era cosplayer e se era da cidade a resposta dele foi bem simples: " tá achando que a gente vai roubar, moça? Não se preocupa que ninguém rouba, não".


Essa frase foi o que me trouxe de volta pra realidade.
Eu estava lá, convidada por ele mesmo de certa forma e, nem tinha o intuito de competir mas, ele achou que por ser cosplayer eu estava pensando só em ganhar.
A única coisa que eu queria ter certeza era que o concurso seria justo, que haveria, pelo menos um cosplayer na bancada pra julgar.
Não tem nada mais injusto em uma competição de cosplays, do que ter a sua roupa avaliada por gente que não entende do assunto.
Claro que, os juízes eram gente do RPG, do Magic e pessoas que estavam familiarizadas com cosplay, pelo menos assim espero mas,  não ter uma bancada onde a maioria dos juízes são cosplayers é uma coisa inaceitável. Uma das participantes, e eu infelizmente não sei o nome dela, estava com uma roupa incrível, super bonita e bem feita mas, não conseguiu nem mesmo o quinto lugar.
Me diz, como eu de Saeko, super simples (como eu disse, não tinha o intuito de participar e fui a última e se inscrever) consegui pegar quarto lugar e ela não pegou nem quinto em um DESFILE?
Não estou desmerecendo os campeões e, eu seria totalmente injusta se o fizesse porque era óbvio quem venceria, só estou dizendo que a avaliação não foi feita da melhor forma possível.


Eu estava lá ajudando na organização, querendo uma coisa justa para os participantes mas, o organizador achou que eu estava querendo ganhar!
Achou que eu estava querendo ter certeza que poderia vencer, sendo que eu nem tinha ido pra competir!
A Ariane tentou organizar mas, simplesmente não disseram nada à ela sobre o que queria nem como queriam e ela desistiu.
O que mais me deixou pasma no torneio do Sci-fi foi que, o organizador disse que caso não houvessem pelo menos 16 inscritos, não haveria premiação decente. O torneio ocorreria mas, a premiação seria quase nada.
O concurso lá foi pago, primeiro ponto que, eu acredito que seja importante notar: nunca na minha vida eu vi um torneio de cosplay ter taxa de inscrição; Segundo que, caso houvessem menos de 16  participantes, os cinco primeiros receberiam uma lembrancinha do tipo "cedêzinho" como o próprio organizador disse mas, eu te pergunto: se houvessem 15 competidores (o que teria acontecido caso a Kaká e eu não tivessemos entrado no concurso) a quantia arrecadada seria de 75 reais e mesmo assim os 5 primeiros competidores receberiam cds? 5 Cds custam 75 reais?
Quero dizer, se o concurso era pago, mesmo que houvessem meia dúzia de cosplayers lá o prêmio deveria ser bem mais do que cds, ou então que tivessem o bom senso de devolver o dinheiro.


Olha, eu realmente não acho que eles tenham se esforçado pra fazer um torneio bom.
Eu não tinha intenção nenhuma de subir naquele palco.
Foi a Ariane quem deu o dinheiro na minha mão e me disse pra desfilar.
Vontade, nem eu nem a Kaká tínhamos mas, subimos no palco porque a Ariane pediu.
O descaso com o concurso foi inaceitável, o descaso com os cosplayers foi inaceitável, o descaso com o cosplay em si foi inaceitável.
Eu estou simplesmente FARTA de participar de competições onde os cosplayers são tratados como nada.
Cosplay é uma arte, nós cosplayers não temos obrigação nenhuma de fazer nossas roupas,não temos obrigação nenhuma de gastar dinheiro com tecidos e lentes,  não temos obrigação nenhuma de ir aos eventos e divertir os que estão lá, não temos obrigação nenhuma de participar de concursos, de tirar fotos com as pessoas e mesmo assim, nós fazemos tudo isso porque gostamos.
Em qualquer evento que tenha cosplay ele é SEMPRE uma atração, não interessa o que digam.
Acho que os cosplayers merecem, ao menos, um pouco de respeito, um "obrigado por ter vindo e participado do nosso torneio".


Eu sempre achei que as competições de cosplay seriam divertidas.
Eu sempre achei que os cosplayers subiam no palco pra mostrar suas fantasias e  serem aplaudidos pelo seu esforço.
Eu sempre achei que os torneios tivessem um clima amigável e que os cosplayers que se apresentavam eram pessoas maravilhosas por divertirem as pessoas nos eventos.
Achava que se subia em um palco e fazia uma apresentação por amor ao personagem, por achar que seu personagem merece uma interpretação.
Foi por esse motivo que eu me juntei às competições. Foi por essas razões que eu decidi me apresentar e mostrar meus cosplays no palco.


Infelizmente eu reparei que as competições não são como eu imaginava, elas NÃO SÃO torneios amigáveis entre pessoas de um mesmo ramo que disputam saudavelmente por reconhecimento.
As competições cosplays se tornaram uma zona de batalha, onde os cosplayers lutam com unhas e dentes por um prêmio e não interessa o que precisem fazer desde que, consigam um prêmio.
Os torneios são zonas de guerra onde vale tudo: falar mal pelas costas,inventar mentiras, sumir com as coisas dos outros, guardar seus cosplays à sete chaves, se recusar a dividir  o processo de criação, confundir os outros participantes...
Os organizadores não veem as competições como uma grande atração de um evento e os cosplayers como convidados que, não precisariam fazer fantasias incríveis e subir no palco mas o fazem, eles veem os torneios como "mais um pedaço do evento que não conhecem muito bem" e os cosplayers como "pessoas que só querem um prêmio".


As competições de cosplay se tornaram tão deturpadas e os participantes tão corrompidos que, hoje em dia eu me sinto envergonhada de dizer que participo delas porque vão pensar que eu sou mais um "caça-níquel".
Se os torneios são só pra ganhar prêmios e fama então, eu NÃO QUERO mais participar deles.

Eu sempre me apresentei por diversão, sempre me esforcei pra fazer uma boa apresentação e fazer uma homenagem bonita ao personagem que eu amo; me apresentei algumas vezes pra colocar meus cosplays a prova, pra ver se, mesmo com cosplayers tão bons, eu conseguiria vencer. Todas as vezes que subi no palco foi pra me divertir e pra provar algo que eu considerava importante pra mim mesma.
Eu nunca subi em um palco pra ganhar um prêmio, nunca subi pra ganhar uma medalha nem pra jogar na cara de alguém quantos prêmios eu já recebi.

Eu não quero mais receber olhares de ódio dos outros participantes quando estamos pra subir no palco, eu não quero mais ter que, bater boca com outros competidores porque eles acham que estou tentando impedir que eles ganhem, eu não quero mais ter que, estar junto de pessoas que fazem cosplay de um personagem não porque gosta dele mas, porque o personagem é bom o suficiente pra ganhar um concurso, não quero mais ser tratada como nada quando eu estou dando o melhor de mim.


Eu me cansei do que o cosplay se tornou. Me sinto cansada do que ele ME tornou.
Eu estou oficialmente abandonando toda e qualquer competição que apareça.
Eu não quero ser tragada pra um mundo onde tudo o que importa é vencer.
Eu entrei no Circuito pra provar pra mim mesma que eu conseguia chegar na final e eu consegui.
Estar na final já é prova suficiente pra mim de que, sou uma boa cosplayer.
Eu não preciso provar mais nada pra ninguém porque eu já provei pra mim mesma e eu sou a única pessoa cuja opinião, realmente me interessa.
A final do Circuito Anime Fest vai ser minha última apresentação e depois dela, não farei mais nenhuma.


Depois do dia 28 de agosto eu não quero mais ouvir falar de competições e nem de quem participa delas.
Eu não vou parar com o cosplay mas, definitivamente vou abandonar as competições.
Se eu quiser subir em um palco novamente vou fazer quando me convidarem, quando quiserem que eu suba no palco pra apreciar o que eu faço e não pra receber um prêmio ou uma medalha.
Minha reputação como cosplayer se resume a minha dedicação nos cosplays, meu amor ao personagem e a qualidade das minhas roupas e acessórios.
Não foram as medalhas que ganhei nem os prêmios que recebi que fizeram de mim, a cosplayer que sou hoje.
Foi meu sangue e suor, meu amor e dedicação que fizeram tudo.
À cada um dos cosplayers que acha que você é os prêmios que recebe, eu digo: "Cosplay é uma arte, é amor a um personagem. Ser bom em cosplay significa ser bom por si só sem precisar de medalhas pra provar. Um cosplayer de verdade recebe elogios pelo que faz,pelas roupas que usa, não recebe elogios pelos prêmios que tem".


A partir de hoje vou usar os  cosplays que eu quiser usar, sem me importar com o que vão dizer de mim porque, sinceramente, eu não me importo nem um pouco.
Vou ir nos eventos que eu quiser ir, com quem eu quiser ir, como eu quiser ir e quando eu quiser ir e não vou me preocupar com o que vão fofocar de mim.
Vou dizer O QUE EU QUISER dizer, COMO EU QUISER, de QUEM EU QUISER  e não vou me importar com o que vão pensar porque, pra ser sincera, eu não me importo nem um pouco com o que falam de mim.
Eu cansei de bancar a boa moça porque, eu simplesmente não sou assim e nunca vou ser.E quem me conhece sabe disso muito bem.


Esse foi, provavelmente, o post mais longo que eu já escrevi e foi, provavelmente, o mais importante.
Beijos pra quem continuar a gostar de mim mesmo depois desse post e um "muito obrigada pela visita" pra quem não gostou.

Fotos desse post são da Saeko Busujima do mangá Highschool Of The Dead.
Fotos batidas pela Kaká no nosso singelo e divertido ensaio hoje de manhã.

14 comentários:

  1. Este foi um dos motivos de eu nunca ter me interessado muito em concursos cosplays, já vi muita reclamção de cd que some, de gente que cria até comunidade no Orkut para falar que detesta tal cosplayer (mas que no fundo é pura inveja) e etc.
    Acredito que não há respeito nenhum entre ninguém, o que é um pouco estranho já que todos são adoradores da mesma coisa, o cosplayer. Mas no final, o que eu percebo é que tem muita gente que faz cosplay para alcançar status e popularidade, e não amor por aquilo que faz.
    Ademais, vou ficar feliz em te conhecer no Anime Fest aqui de Campinas! o/

    ResponderExcluir
  2. ps: não conheço o anime, mas ficou bem parecida!

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de coisa mesquinha me desgastou e eu reparei que estava dando mais atenção pra essas coisas do que eu deveria e que essa não sou eu.
    Se os campeonatos me transformam em outra pessoa eu prefiro não participar mais deles.
    Eu achei que os campeonatos fossem limpos, que houvesse respeito entre os competidores e que toda essa ladainha acontecesse só nos campeonatos grandes.
    Eu acho muito errado fazer cosplay por fama,cosplay é uma arte e devia ser tratada como tal e não como uma forma de se promover.

    Obrigada pelo elogio *u*
    Vou finalmente te conhecer! *emoção*

    ResponderExcluir
  4. Di lua, entendo o que você quer dizer, é triste porque você é uma ótima cosplayer *u* mas é bom porque isso não vai mais te desgastar, e eu não gosto de ver minhas amigas tristes ou chateadas por alguma coisa =/
    Apesar de eu ainda gostar de ver as suas apresentações, acho que é poruqe você poem você nelas e tals :D

    mas fico feliz por você continuar a cosplayar \\o/
    vou poder continuar a pagar muito pau no D.A e aqui (<^.^<)()(>?.?<)()(>^.^>) (dancinha da fã numero 1) u.u hdushadsah

    PS.: A Saeko ficou muito foda *u* tá igual, você é foda! E essa peruca fodona *u*, simplesmente Foda u.u

    ResponderExcluir
  5. haushuasuha Obrigada Pet.
    Você sempre vai ser minha fã número 1 8D
    huashuahs xD
    Eu gosto de apresentar mas, é cansativo apresentar pq eu nunca consigo fazer uma coisa meia boca. Tenho que sentir que ficou o melhor possível caso contrário não apresento.

    Obrigada Pet *u*
    Foi a primeira vez que eu fiz um cos tão rápido.
    Geralmente eu coloco nos projetos e demoro vários meses pra começar a fazer. A Saeko eu quis fazer e no mês seguinte comecei a fazer ahsuahsuh xD

    ResponderExcluir
  6. bom cheguei no seu blog atraves de uma miga minha
    a @Haruyumii, pelo twitter dela achei o seu
    e li esse post.
    Concordo com vc, cosplay é uma arte e vc faz ele pq gosta não para ganhar premios, sou cosplayer tbm, e já fiz alguns cosplays, nunca fiz no intuito de ganhar, fiz mas para me divertir ^^ e se pá as pessoas tirarem foto comigo e de mim ^^.

    Os que fazem só pra ganhar, são aqueles que entram na modinha, tentando ganhar, mas um cosplayer de verdade irá continuar com o hobby independente de ganhar ou não, pelo menos eu sou assim e penso assim.
    E se não se importar, estou te seguindo no twitter ^^ @h1dek1_
    E a proposito, seu cos de Saeko ficou muito show ^^
    parabéns

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. vc sempre foi uma inspiraçao pra mim
    sempre vi que vc fazia seus cosplays com amor ao que fazia e nao que nem essas pessoas falsas e desocupadas q fazem só pra ganhar u.u
    Realmente ta se tornando cada vez pior os torneios.
    a proposito, seu cosplay de saeko ficou muito bom ^_^

    ResponderExcluir
  8. bem, bem, bem... eu simplismente amei seu post, eu nunca participei de nenhum torneio, concurso,desfile, raio que o parta, do gênero.
    eu já imaginava que fosse assim, e como eu só fiz um cosplay na vida por falta de recursos [dinheiro e o maldito talento de não saber mexer em uma máquina de costura]
    eu não faço a mínima ideia de como eu achei os seus cosplays e quando eu achei o blog eu amei por que são muito bem feitos e vc que faz eles, e como o ser anônimo disse da para ver que você faz eles por amor ao cosplay.
    eu sinto medo de que a situação piore mais ainda pro lado do cosplay e dos eventos...
    enfim, adorei seu cosplay de saeko.
    e que um dia todos que pensam que cosplayers só participam de um concurso pela popularidade se toquem que por trás de uma roupa existe algum sentimento. [pelo menos na grande maioria dos que fazem cosplay pelo amor ao anime/personagem/mangá/jogo/etc]

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com isso Claydson.
    Os cosplayers que amam o que fazem vão continuar mesmo que nunca recebam nada por isso.
    Obrigada pelos elogios *u*
    Meu twitter tá lá pra quem quiser saber da minha vida sem graça, fique a vontade xD
    hhaushuas xD

    ------

    Obrigadinha *u* Fiz ela com carinho e paciência. xD
    Juro que não mordo quem coloca nome xP

    --------

    Cosplay é realmente um hobby caro.
    Acho que eu continuo nele até hoje porque não preciso pagar costureiras xD
    Que bom que você achou e gostou do blog. Ele é meu bebezinho xD
    Eu também tenho medo do que os campeonatos possam se tornar, acho que já se tornaram algo totalmente depravado e eu não consigo aguentar mais eles.
    Também espero pelo dia que o cosplay seja praticado só por pessoas que realmente gostem da arte e não dos prêmios.
    E obrigada pelos elogios ^-^

    ResponderExcluir
  10. Aah, adoro ver você nas competições, mas pelo menos vá em algum evento em SP, mimimi ):

    Adooooro seus cosplays, são muito bons *-* depois de começar a ler teu blog,fiquei até com vontade de fazer algum cosplay :3.

    e a Saeko ficou muuuito linda *---* parabéns por todo seu esforço :3

    ResponderExcluir
  11. Olha, na minha opinião o Cosplay já deixou de ser algo apenas para diversão na cabeça de boa parte dos cosplayers mas isso vem de muito tempo atrás....eu fui da primeira geração de cosplayers do Brasil (1996) e me lembro que nos primeiros eventos a galera era toda unida e a diversão era a prioridade ao invés da competição...Cosplays apenas por diversão só existiu no Brasil até meados de 2000, depois disso a Competição tomou conta do fator diversão e dae vc sabe...começam as ''disputas de egos'' entre os cosplayers...o ser humano é assim mesmo eheheh Esse foi um dos fatores de eu ter abandonado o mundo dos cosplays em 2004, já estava cansado de ir em eventos em Sampa e ver a mesma picuinha de sempre, os mesmos desafetos e coisas do tipo, preferi voltar minha atenção ao meu amor aos Games e minha coleção xD.
    Mas é isso ae Di-Lua, é triste ver coisas desse tipo, atritos entre cosplayers aonde só deveria existir amizade e diversão, bom, espero que vc continue fazendo cosplay pois vc é muito boa nisso ^^ e agora sim pude ver com detalhes seu Cosplay de Saeko, nota 10 como sempre! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu vou estar no Anime Dreams e o Anime Friends sempre que der.
    Que bom que você gosta deles Thami.
    Eu comecei no cosplay por gostar muito dos cosplays de uma garota de Cingapura =3
    Obrigada *u*

    --------

    Eu amo demais o cosplay pra largar. Sentiria muita falta. O máximo que eu posso fazer é diminuir o ritmo e largar as competições que estressam minha vida XD
    Obrigada mais uma vez pelos elogios, Flávio ^-^

    ResponderExcluir
  13. PuTS fico muito foda , amo essa personagem no anime (High_School_Of_Dead) parabéns vc eh muito linda, vc fico muito bem como essa personagem

    ResponderExcluir

Todos os comentários são lidos e respondidos.
Comentários com teor preconceituoso ou intolerante não serão publicados.